Na realidade dos fatos o inicio do município remonta a tentativa de colonização sobre a orientação dos jesuítas com a fundação do primeiro povoado em solo gaúcho em 1626 por Pe. Roque Gonzalez (hoje Santo), com a guerra jesuítica foi desativada e depois no 2º período os jesuítas voltam a habita-la estabelecendo no local melhores estruturas. Considerada a primeira comunidade do Rio Grande do Sul ou como gostam de chama-la “Primeira Querência do Riogrande”.
É a única que desenvolveu a cidade entorno da Redução e manteve as estruturas das Ruínas Intactas com o comportamento da comunidade integrando-se e convivendo de forma harmoniosa e zelosa com este patrimônio da humanidade que foram as Reduções Jesuíticas.
Outro fato marcante desta comunidade é que toda esta colonização e território pertenciam a Espanha e posteriormente através de tratado passou para Portugal.
Importante ler o Artigo: Reduções Jesuíticas, RESUMO - 1º E 2º Período
As reduções iam muito bem quando, em 1637, os bandeirantes paulistas organizaram-se e formaram verdadeiros exércitos, investindo contra elas em busca de escravos para vender no território brasileiro.
A Redução de São Nicolau começou o movimento de resistência ao tratado de Madrid e que se espalhou por quase todo o Rio Grande do Sul. Para os índios Guarani essa ordem soava incompreensível por vários motivos.
Foi à primeira redução jesuítica fundada em terras de Rio Grande, motivo pelo qual São Nicolau recebeu o título, e pode orgulhar-se de ser a “primeira Querência do Rio Grande”. O padre Roque Gonzales batizou a redução com o nome de São Nicolau, em homenagem ao Padre Nicolau Mastrilli Duran, superior provincial dos jesuítas.
A Redução São Nicolau foi fundada com 280 famílias de ameríndios, do grupo tupi-guarani, dóceis por natureza, o que favoreceu o trabalho de catequese dos padres jesuítas.
Em São Nicolau houve um sangrento combate, em que os índios foram totalmente derrotados e, na retirada, os bandeirantes levaram consigo 2000 índios cativos.
Aniversário São Nicolau é 03 de maio.
Quem nasce ou mora no município de São Nicolau chama-se: SÃONICOLAUENSE.
Quando da emancipação politica e mapeamento atual, município mãe: São Luiz Gonzaga.
Site: Santo São Nicolau
Site: Adega Jesuíta
Site: Café de Cambona em São Nicolau
Site: Igreja Matriz de São Nicolau
Site: Praça Roque Gonzales de Santa Cruz
Site: Pórtico São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul
Site: Sobrado da Família Silva
Imagem: Exposição Fragmentos da Civilização Jesuíta Missioneira
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras
Site: Roteiro do Chimarrão
Site: Roteiro entre Monumentos
Site: Roteiro por São Miguel das Missões
Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras
Site: Pedra Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Origem da Cruz Missioneira;
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Gravataí a mais longínqua Redução;