Notícias

06/09/2017 17:29


Internacionalização do Caminho das Missões: mais uma ação que se consolida com o apoio da AMM/Funmissões

Esta e outras iniciativas do fomento ao turismo missioneiro foram temas da reunião do Detur, em São Miguel das Missões 
Graças à soma de esforços de representantes do setor público e privado do Brasil e da Argentina, vem aí mais um momento histórico para o turismo missioneiro: a internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani. O lançamento do roteiro, que une os dois países, será no dia 12 de outubro de 2017, em San Ignacio Miní/Misiones/Argentina e termina dia 29 de outubro, em Santo Ângelo/Missões/RS/Brasil.
“Estaremos presentes, com uma grande comitiva da AMM, para celebrar a concretização de mais uma conquista histórica para todos os missioneiros do Brasil e da Argentina", comemorou o presidente da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, durante reunião do Detur, realizada na terça-feira (5/9), em São Miguel das Missões, terra do único patrimônio cultural da humanidade localizado no sul do país: as Ruínas de São Miguel.
“Com 15 nos de existência, o Caminho das Missões já é um produto turístico consolidado no mercado nacional e internacional, que a partir do ato histórico de lançamento dia 12 de outubro, possibilitará a vinda de mais turistas e de maior visibilidade para a região”, ressaltou Marta Benatti, uma das sócias da operadora de turismo Caminho das Missões. Ela acrescentou que, ainda no primeiro semestre de 2018, o Paraguai deverá incorporar este roteiro. “Com Brasil, Argentina e Paraguai no Caminho das Missões, seremos o único produto turístico que integra três países do Mercosul”, evidenciou Marta.
PAC CIDADES HISTÓRICAS
Prefeito anfitrião, Hilário Casarin fez uma apresentação sobre o PAC Cidades Históricas para São Miguel das Missões. “Trata-se um projeto audacioso que vai mexer com a economia de todos os municípios da AMM, por ser mais um diferenciado atrativo em nossa região. Estamos atuando na busca de apoiadores para viabilizar os recursos, pois o projeto está pronto para ser licitado”, explicou Casarin, reconhecendo que o IPHAN tem sido um grande parceiro em todos os projetos.
IPHAN MISSÕES
Chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na região das Missões, Adriana Ameida fez um relato sobre as atribuições do Instituto, que foi criado em 1937 e responde pelo Patrimônio Cultural Brasileiro. “Em 1989 foi implementado o escritório técnico (IPHAN Missões) em São Miguel, permitindo uma melhor gestão deste patrimônio, ampliando sua competência de ação para os sítios arqueológicos de São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau”, explanou Adriana, complementando que o IPHAN Missões tem realizado ações diversas de preservação nos quatro sítios missioneiros.
TRATATIVAS DO DETUR 
O diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, juntamente com o secretário executivo, Marcos Mattos, fizeram uma ampla exposição do trabalho que vem sendo feito em várias frentes de atuação, sempre na defesa de ações que promovam o fortalecimento do turismo missioneiro. “Este expressivo número de prefeitos, gestores de turismo e demais participantes na reunião de hoje, é um reconhecimento de que precisamos seguir firmes na luta por investimentos no turismo. Agradecemos o apoio de todos os envolvidos”, salientou Ricardo Klein.
Neste sentido, foi reiterado também pelo presidente da AMM, Brasil Sartori, que os municípios têm até o dia 15 deste mês para formalizarem em ofício para a AMM com a relação dos projetos, que serão submetidos à análise do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Estamos atuando do plano de ação do turismo missioneiro, com projetos de interesse local e regional, que enviaremos ao Ministério do Turismo para posterior encaminhamento ao BID”, destacou Marcos Mattos.
O secretário executivo do Detur também falou sobre a importância da participação da AMM/Funmissões na reunião no Conselho de Desenvolvimento dos Dirigentes de Turismo – Coditur/RS; nas tratativas para viabilizar acessos asfálticos aos sítios arqueológicos; na mobilização, em especial dos gestores de turismo, para que este setor, pela primeira vez, fosse contemplado na consulta popular, entre outras inúmeras atividades que estão em andamento através do Detur/Funmissões e apoiadores.
A LUTA NÃO PARA
Na semana passada, representando o Detur, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, esteve em San Ignacio/Misisones/AR, com os ministros do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e de Misiones, José María Arrúa. “Ambos deixaram bem claro que a ponte internacional Porto Xavier/San Javier é a primeira prioridade a ser contemplada com os recursos do BID, que disponibilizou 100 milhões de dólares para investimentos na Ruta Jesuítica. Deste recurso, foi solicitado 20 milhões para a nossa ponte, sendo 10 milhões da quota de cada país”, contou Kaiser, que na ocasião esteve acompanhado do empresário e historiador, José Roberto de Oliveira.
PRESENÇA DA GRANDE SANTA ROSA
Presente no evento, o prefeito de Porto Vera Cruz, que pertence a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Delfor Barbiere, acompanhado do secretário municipal de Turismo, Eliomar Luiz Vieira, e do coordenado de projetos Fronteira Noroeste, Betto Almeida, solicitou a inclusão do município na Rota Missões. Ele contextualizou que “Porto Vera Cruz sediou a grande batalha das águas do M’Bororé, em 1641, na confluência entre os rios Uruguai e M’Bororé”. Conforme entendimento com a diretoria da AMM/Funmissões, ficou acertado que os trâmites deste pleito serão definidos até a próxima assembleia da AMM, dia 29 deste mês.
REALIZAÇÃO E SONHOS
O próximo encontro do Detur/Funmissões será dentro das festividades da Expo São Luiz/2017, dia 29 deste mês. Em São Miguel das Missões, a reunião do Departamento de Turismo da Funmisões, organizada pelo secretário municipal de Turismo, Fabiano Morais e equipe, contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, gestores de turismo, vereadores, imprensa, membros da iniciativa privada, entre outros representantes de 18 municípios da AMM, todos com a mesma convicção: sonhos, união e realização caminham juntos!
Veja mais na página da AMM no facebook 
Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)
55-98428 9946 - WhatsApp
www.ammissoes.com.br

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...