Vivemos num tempo onde é primordial a inovação nos formatos comerciais. Há um novo paradigma da comunicação onde o mundo está mudando e ele quer pessoas que sejam agentes dessa mudança para melhor. Além da importância da mídia tradicional é necessário que as empresas e demais instituições dêem mais investidas à mídia digital.
Com a rapidez tecnológica vigente, as mudanças se processam com tamanha velocidade que a cada dia tudo pode mudar e assim deve-se partir do princípio de que a empresa é feita de pessoas precisando sempre haver reciprocidade, interação e integração, então é necessário desenvolver produtos que mudem os hábitos do ser humano.
Quem é detentor de marca precisa ter a percepção de valores dessa marca e como os clientes estão cada vez mais instruídos e exigentes é preciso entender para atender.
Divulgar a instituição e seus produtos na mídia na qual ela tenha responsabilidade para com a verdade é uma força espetacular quando isto é feito buscando o sentido de se ter o retorno desejado. Muitos pensam que investir pesado em publicidade é contratar a grande mídia. Puro engano. É preciso olhar de modo positivo para as novidades positivas. Saber filtrar extraindo de cada situação tudo aquilo que é bom e dar-se conta de que a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas e isto é irreversível.
É importante procurar os meios de comunicações que são de custo menor, mas que tenham credibilidade. Hoje virou mania nacional colocar anúncios publicitários em Sites que têm responsabilidade para com a verdade, isso vale a pena e dá retorno, pois a Internet chama audiência.
Imaginemos uma instituição que tenha objetividade no seu histórico, com profissionais relevantes, criando formas diferenciadas no seu cotidiano, cuidando bem da marca que é a alma do negócio, tendo gente que sabe sobre os produtos que vende, usando a postura de não enganar o cliente, buscando melhoria contínua e boas soluções para o cliente e sabendo o que este espera da empresa, também tendo criatividade para inovar e sair fora do seu quadrado, reduzindo o desperdício e fazendo diferente, mas focado no que vai dar certo, servindo-se da mídia mais apropriada e como já fiz referência fazendo um contrato, por exemplo, com um Site adequado é certo que será uma empresa de sucesso. E será melhor ainda se usar a mídia para gerar mais vendas, mais lucro para o dono da empresa e mais valor para os clientes, saber qual a melhor mensagem e qual o ambiente mais correto. Saber antes o que o cliente espera da empresa e divulgar isto. Buscar o espaço correto e a melhor aderência de acordo com a proposta da empresa e verificar a credibilidade do proprietário do Site, tudo isto são detalhes que trazem um valor agregado ao negócio.
Mesmo as pessoas estando cada mais conectadas pelos meios eletrônicos, muitas estão se distanciadas umas das outras no que tange a fraternidade, ao calor humano ao relacionamento interpessoal. Há pessoas, às vezes, que estão na praia de frente para o mar e com depressão. Então tanto na vida particular das pessoas quando na vida das empresas é preciso que impere a fraternidade e que sejam usados os meios de comunicação para promover o lucro sem que sejam esquecidas as virtudes pétreas das pessoas e o histórico da empresa.
Antes de fazer a publicação na mídia, ou seja, antes de fazer a promoção deve-se fazer um preparo, comprar bem dos fornecedores, ter produtos diferenciados, preço bom, falar com a equipe sobre o bom atendimento, saber se vai ter o produto da expectativa gerada, cuidar do visual da vitrine, receber bem o cliente, inovar, montar bem a logística se houver entrega a domicilio, expressar na mídia a melhor mensagem. Colocar a matéria no programa ou no Portal que o cliente gosta e não naquele meio de comunicação que o dono da empresa gosta. Portanto é preciso saber qual é o público alvo e anunciar no meio de comunicação que tem credibilidade e que vai dar de fato o melhor resultado. Fazer toda a ação de modo que o cliente goste e que recomende a empresa.
Endereço Portal: Escritor João Antunes poeta, historiador e compositor
Facebook = João Carlos Oliveira Antunes