Atividade integrou programação da Fenamilho Internacional – 18º edição
O desenvolvimento da faixa de fronteira do Estado foi debatido na manhã desta quinta-feira (3) durante a programação da Fenamilho Internacional. Gestores e prefeitos de municípios da região, bem como representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), participaram do “Seminário de Políticas de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do RS”, promovido pelo Núcleo Regional de Integração das Faixa de Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul – Núcleo/RS. Este núcleo é coordenado por quatro setores do governo estadual: Gabinete do Governador, Secretaria da Casa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional.
O primeiro painel do seminário foi apresentado pelo professor doutor Pedro Luiz Büttenbender, abordando as “Novas dinâmicas e novos desafios para o desenvolvimento da região de fronteira”. Büttenbender é doutor em Administração e foi presidente do Corede Fronteira Noroeste e primeiro secretário do Fórum dos Coredes. O painel sobre a “Infraestrutura Fronteiriça (barragens, pontes e corredor bioceânico) foi apresentado pelo diretor geral da Secretaria de Estado dos Transportes, Ivan Cezar Bertuol, com a colaboração do cônsul da Argentina em Uruguaiana, Alejandro Jose Massucco.
A Faixa de Fronteira é composta por 197 municípios, com área de mais de 160 quilômetros quadrados, o que representa em torno de 62% do território do Estado. Sua população é de cerca de 3,1 milhões de habitantes, aproximadamente 29,4% do total do Rio Grande do Sul. Para o Núcleo/RS, é fundamental organizar ações integradas na Região de Fronteira, estimulando a formação de rede de atores locais e fortalecendo-os, para que possam protagonizar o surgimento de novos eixos dinâmicos da economia.
Elaborado em 2012, o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira visa promover o desenvolvimento econômico e social dos territórios de fronteira, diversificando a economia, fortalecendo as cadeias produtivas existentes e promovendo o crescimento econômico com sustentabilidade e equidade social.
Também participaram do evento representantes de universidades da região, como a URI, Iesa, Unijuí, Setrem e UFFS.
Fenamilho Internacional – 18º edição
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO
Programação Pecuária 18ª Fenamilho
Site: Monumento à Fenamilho
Site: Espaço do Colono
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo
Notícia: enamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho.