Atividade temática da história do Riogrande, mais do que um resgate cultural, uma atividade cívica e familiar que fará parte do calendário turístico das missões.
A Cavalgada da Integração reuniu tradicionalistas e amantes das missões de várias cidades da região, chamando a atenção de instituições estaduais e artistas pela riqueza da estrada e seu valor histórico tanto nas revoluções, formação do exercito que protegeu Getúlio Vargas na década de 30, como no desenvolvimento do comércio na região, além da beleza natural e aventura de atravessar rio Piratini como nossos antepassados faziam.
Os reflexos foram imprevisíveis para a coordenação do evento, pois acabaram chamando a atenção a um patrimônio que estava esquecido pelos gaúchos, a primeira estrada que cruzava as missões rumo ao centro do estado.
Os desdobramentos continuam positivos e imprevisíveis, historiadores e grupos de artistas (pajadores, teatro, músicos, biólogos e arquitetos) estão trabalhando o tema pela verdadeira fortuna e diversidade de assuntos que se fundem nesta estrada, casas em pedra está sendo somados ao roteiro, cemitérios, arrecadação de materiais e armamentos entregues a museus, a soma dos causos e etnias que colonizaram e produziram através desta rota.
Uma das personalidades mais conhecidas da musica gaúcha, componente de dupla vencedora dos mais diversos prêmios nacionais e internacionais, comunicou a admiração pela história que envolve as missões, a primeira estrada de São Miguel das Missões, o Passo da Guerreira e seu incentivo para que outras atividades como esta resgatem e protejam nossa história tão rica. “_Os gaúchos foram verdadeiros colonizadores que se espalharam por toda a América Latina e são histórias como estes que não podem ser esquecidas, vou ajeitar minha agenda e pesquisar este roteiro”.
Cavalgada da Integração, o trajeto inicia no CTN Sinos de São Miguel, passando pelo Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico, percorrendo 18 km por estradas de campo, até alcançar a antiga Estrada das Tropas das Missões, após cruzar terras dos Pacheco, para findar num jantar nas terras dos Cardoso, que culminou com tertúlia musical, danças e pajadas, cultuando as tradições gauchescas sobre os cuidados do anfitrião o patrão do CTG Lanceiros de Sepé.
Site: Passo da Guerreira
Vídeo: Cavalgada da Integração Trajeto Completo
Vídeo: Cavalgada da Integração em Frente as Ruínas de São Miguel
Vídeo: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira
Vídeo: Passo da Guerreira Grupo Sevando o Amargo
Imagem: Cerimonia de Abertura Cavalgada da Integração 2017
Imagem: Homenagem as Ruínas e Trajeto da Cavalgada 2017
Imagem: Chegada da Cavalgada da Integração ao Passo da Guerreira 2017
Imagem: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 2017
Imagem: Final da Cavalgada nas Terras dos Cardoso 2017
Imagem: Artes e Imagens da História do Passo da Guerreira 2017
Notícia: Cavalgada da Região das Missões ao Passo da Guerreira
Notícia: Cavalgada na Primeira Rota das Missões
Apoio:
Site: Jair Facas Antigas
Site: Viera Agroceirais
Serraria Carvalho
Agropecuária Capão da Taipa
Restaurante Meu Cantinho
Mercado Avenida
Escritório Laçador
Meneto Peças em Vitória das Missões
Super Avenida em Santo Ângelo