A coordenação de Eventos do Brique da Praça agendou para o Show das Onze do domingo, 19 , o músico, compositor e cantor Oldison de Moura Klock. A parceria, segundo a coordenadora Clara Emília, veio através de Ricardo Ribas, que dirige o movimento cultural no setor de artesanato, na cidade de Santa Rosa. No ano de 2016, a diretoria do Brique da Praça de Santo Ângelo, deslocou-se até a cidade vizinha, e trocou experiências com um grupo de artesãos liderados pelo Ricardo.
Na oportunidade, já nos foi passado, que havia músicos e grupos teatrais, que se apresentavam muito informalmente, nas ocasiões que o grupo de artesãos vendia seus produtos na Praça, em frente à sede da antiga Prefeitura. E neste mês, os expositores e frequentadores do Brique da Praça poderão ouvir o artista e o poeta Oldison. Ele tem 19 anos, natural de Santa Rosa e tem conquistado as pessoas, quebrando a rotina e se apresentando em ruas e praças. Recentemente lançou se EP “ Sobre o universo, a vida e o amor”.
O seu talento pode ser curtido previamente no Youtube, Face Book e Soundcloud, os endereços eletrônicos mais cobiçados pelos internautas.
Marilene vem do Bairro Haller com suas flores
Se pudéssemos sobrevoar nossa cidade, aos domingos pela manhã, veríamos uma movimentação de pessoas, cedo, antes das 8 horas, buscando as vias que se direcionam para o centro da cidade. Pode- se acreditar que são pessoas que se dirigem às Igrejas locais sim. Mas tem um segmento que se desvia das catedrais e continua seu caminho até a Praça Ricardo Leônidas Ribas, a popular Praça do Brique. E lá se instalam religiosamente, seguindo a cartilha de organização do Evento, para comercializar os seus produtos, fruto de um intenso trabalho diário.
Entre essas pessoas destaca-se a artesã Marilene Câncio de Oliveira, banca 1368, que se inscreveu no Brique , no dia 17 de novembro de 2002. A ficha de ingresso foi abonada pelo então coordenador dos Expositores, o saudoso Delmar Koren. Sua posição no espaço do Calçadão é excelente e sua clientela muito cativa.
Marilene reside com a família no Bairro Haller – Linha Picadinha, na Rua Vani Batista Pompeo, 142. Lá ela também atende a clientela das imediações, que procura os seus serviços e seu artesanato.
O início deste trabalho deu-se na cidade de Tenente Portela, com a aprendizagem em cursos específicos de confecção de frutas artificiais, artefatos em papel jornal e confecção de bonecas. A banca da Marilene é recheada de produtos coloridos ornamentais e utilitários, atraindo a atenção do frequentador . Entre eles o visitante encontra também plantas ornamentais caseiras, cultivadas “ em fundo de quintal”. Sua especialidade são os tinhorões, ( caladium bicolor) uma planta tóxica da família das Aráceas; os cóleus ( solesnostemos seutellarioides), uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido de suas folhas; e para o encanto do frequentador, no domingo, 12, ela trouxe mudas, muito viçosas, da espécie gomphrena globosa, planta herbácea originária da América Central, popularmente chamada de perpétua ou perpétua roxa.
A artesã e pequena empreendedora Marilene está sempre se atualizando e adquire os itens para seu trabalho no comércio local, tendo muitas vezes dificuldade de encontrar bolas de isopor, tão necessárias para a confecção das frutas artificiais. O montante auferido com a venda de sua produção auxilia na renda familiar, segundo suas palavras de entusiasmo e dedicação ao que faz. Muitas vezes tem a ajuda de seus familiares, especialmente do seu filho, para os recortes necessários e vir ao Brique é uma distração e o contato com as pessoas é estimulante para seu trabalho, concluiu.
O Brique da Praça na segunda edição de fevereiro
Os resultados obtidos na segunda edição do Brique da Praça, neste mês, segundo os Mapas de Auferição de Renda, somaram a comercialização de R$7.120,00 com a presença de 50 bancas. Embora a instabilidade do tempo estivesse muito presente, logo cedo, os expositores, junto com a diretoria, apostaram na presença do sol e obtiveram êxito. A movimentação dos frequentadores foi intensa, especialmente na hora de excelência do Evento, quando inicia o Show das Onze. A musicista Thais Matzembacher, voz e violão, agradou a todos, pela feliz escolha de seu repertório e pela sua bela performance.
Brique da Praça desde 1991.
Atenciosamente
Clara Emília Hochegger