_Ontem, como tenho feito sempre nos últimos meses, depois que as praças foram remodeladas, sentei num banco, em frente ao chafariz e fiquei, não só a observá-lo, mas a ouví-lo, através da água, que caía em sonora melodia...isso me permitiu viajar pelo tempo...o tempo que conheci pelos livros, quando as pessoas usavam a praça para passear, prá respirar a pureza das árvores. Esse tempo estava ali, de volta, cada vez que alguém sentava em um banco da praça ou parava prá olhar a água jorrando. De repente, uma criança, não contente em olhar, quis entrar prá ver os peixes de perto...o rapaz que faz a manutenção, gentilmente abriu o portão e permitiu a entrada da mãe e da criança, que batia palmas de felicidades! Saí devagarinho, prá não esquecer esse tempo precioso! Por: Leonir De Lurdes Batista
CRUZ ALTA – Chafariz volta a ser destaque na Praça
O relaxante som de águas voltou a fazer parte da vida da Praça General Firmino. No início do ano de 2017, o chafariz da praça foi reinaugurado com a presença de aproximadamente 500 pessoas, todas ansiosas para relembrar as imagens de infância ao lado da fonte. A peça foi completamente refeita pelo artesão Pedro Nascimento, que utilizou fotografias antigas para analisar cada detalhe e devolver à comunidade algo tão simbólico para a cidade.
Construído inicialmente em 1956, o chafariz foi desativado no final dos anos 1990 e desde então causava saudosismo nas pessoas. Esta saudade foi substituída por sorrisos quando as águas e as luzes trouxeram nova vida a Praça General Firmino. Logo após ser ativado o que mais se via eram câmeras e celulares apontados para o chafariz para registrar este momento especial.
Fonte Jornal JEAcontece