Tanto o documentário Helenismo Sul-Americano Missioneiro (Video aqui), como as fotos Mostra Helenismo Sul-Americano Missioneiro, com desenhos e música, querem expressar o conceito deste Helenismo. Se na Europa e Ásia menor tivemos um Helenismo – que foi o encontro da cultura grega com outras culturas. A américa também tivemos grandes construções. É este Helenismo que falo.
Helenismo Sul-americano Missioneiro. Porque? Helenismo é um fenômeno grande existente na história da humanidade. Na América nós temos também. Por isto iniciamos com o nome símbolo: Helenismo. Pois foi também um encontro de culturas: ocidental com mãos de jesuítas e guaranis. Helenismo ainda por que abrange 30 reduções. Helenismo por que também existe arte, escultura e filosofia grega. E isto é único além dos mares. E é grande. Sul-americano para identificar o lugar: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Estas construções representam identidade americana e latino-americana. E forjo, por suas expressões culturais a personalidade de gerações.
Helenismo Sul-americano Missioneiro é novo conceito cultural encontrado nas missões que compreende a Província Jesuítica do Paraguay (Séc. XVII-XVIII).
O tema escrito por Edison Hüttner, Eder Huttner e Rogério Mongelos. repercutiu em âmbito internacional ao ser publicado em 2016 Revista Visioni LatinoAmericane dis Centros de Estudos para América latina da Universidade de Trieste, Itália.
O artigo é endereçado à comunidade científica, bem como para capacitação de agentes de turismo, professores e escolas da rede pública e privada – que desejam saber profundamente e de modo didático a história missioneira.
Todos podem acessar clicando aqui Visão Latinoamericana.