Angela Zucheto Patias (Jaguari RS) juntamente com seu Colega Luiz Hevando Medeiros (Bossoroca RS) participaram do projeto de entorno para o monumento em homenagem ao cantor missioneiro Noel Borges do Canto Fabrício da Silva, ou simplesmente Noel Guarany.
Toda trajetória de criação, pesquisa e construção do Monumento a Noél Guarany, documentos, projeto e trabalho para efetivar essa obra que é uma das maiores atrações turísticas da Região das Missões.
O projeto visou exaltar o companheiro inseparável de Noel, sua Guitarra como ele gostava de chamar. Inaugurado no último final de semana dia 7 em Bossoroca. Marcando o passo a quem chega para visitação, um portal em formato de duas cruzes missioneiras abraçadas, com o verso, “e o cantor da Bossoroca que canta com galhardia – Noel Guarany”, recebem seus admiradores e visitantes, estes são conduzidos pelo “Violão do Noel”, que foi o amigo inseparável do Missioneiro bossoroquense, implantado no solo, demarcado pelo detalhe dos blocos de concreto, pelas pedras de arenito muito usada da região e madeiras traçam o caminho em direção ao monumento, o braço do violão em forma de rampa facilita o acesso e conduz os visitantes para perto do monumento, a base da estatua pode ser acessada 360 graus para melhor visualização e contemplação da obra do Escultor Vinicius Ribeiro, foi usado também pedras de campo como uma pequena cerca de pedra usada apenas para bordar o espaço de convívio que totalizou 321,31m², o paisagismo foi pensado de acordo com especies que Noel Guarany mais gostava Jasmim brando e Hortência, assim como também especie símbolo da cidade o Hibisco que representa a Bossoroca e ainda Palmeira Rea que pode ultrapassar de 12 metros de altura fazendo conjunto a estatura de Noel e embelezando o espaço.
Para mim e meu colega foi uma honra poder participar desse trabalho, estamos orgulhos pois mesmo antes de se formar conseguirmos dar vida a essa proposta de projeto, enaltecendo a cultura missioneira, Noel nos deixou um grande legado e nós estamos imortalizando a obra que eles nos deixou. Na verdade é uma obrigação que temos de prestigiar as missões sem deixa-la esquecida. O próprio missioneiro cantava "Por isso, a bem da história, Hei de cantar altaneiro, Dizendo verdades cruas, No meu estilo campeiro, Quando o Rio Grande nasceu, Já existia o missioneiro". Ao meu amigo Vinicios Ribeiro só tenho a agradecer, pois ele é o verdadeiro poeta 3d, através de suas mãos ele faz trabalhos fantásticos como este. Foi uma enorme emoção ver sair do papel o trabalho da gente para ser edificado com muito carinho e dedicação, emoção essa que vai ficar para o resto da vida na memoria, principalmente no momento em que o pala do Missioneiro Guarany cobria a placa de inauguração foi retirado para que todos oficialmente apreciassem o conjunto.
Angela Zucheto Patias cursou Arquitetura e Urbanismo- URI Santiago.
Informações e Localização da Praça e Monumento a Noel Guarany.
Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany.
Construção da Praça e Monumento Noel Guarany
Projeto Monumento Noel Guarany.
Homenagens no dia 7 de novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany.
Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica.
Vídeo do Monumento a Noel Guarany.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...