O Museu Municipal Aparício Silva Rillo, de natureza público – municipal, pertence à 5ª Região Museológica do SEM/RS, localizado no Município de São Borja, encontra-se aberto para a visitação e o ingresso é gratuito. Sua tipologia é histórica. Além de um arquivo apreciado, conta com uma valiosa coleção estatuária missioneira, raríssimas peças de escultura em madeira da época das missões jesuítas e motivos religiosos em arte barroca.
O Museu Municipal Apparício Silva Rillo foi instalado no prédio atual em 1969, na Travessa Albino Pfeiffer, 84 – Centro, com objetivo de ser um espaço de resguardo e exposição de peças relacionadas à história da cidade. Em 1974 passou a denominar-se Divisão de Biblioteca, Museu e Arquivo Histórico Municipal. De acordo com a lei nº 2559, de 1997, passou a denominar-se Museu Municipal Apparício Silva Rillo, como forma de homenagear Rillo, que é poeta, compositor e historiador dedicado à história de São Borja. Tem como missão: “tornar-se um local de intercâmbio entre pessoas, culturas e conhecimentos, através da divulgação e valorização da história missioneira de São Borja, preservando assim, por meio de ações culturais, que atuam e interagem com a sociedade de São Borja, de forma dinâmica e contemporânea, amparadas através de estudos e pesquisa”.
Terça a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h. Domingo das 9h às 12h. E mediante agendamento.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...