Notícias

01/11/2019 17:31


FuRI – a mantenedora da URI – chega aos 51 anos de história

     Criada com a finalidade de manter a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a FuRI – Fundação Regional Integrada foi implantada com esta denominação em 1990, mas sua história remonta à década de 60.
    Em Santo Ângelo, a luta pelo ensino superior levou o Conselho de Desenvolvimento de Santo Ângelo a criar, em 1964, a Associação Missioneira de Ensino Superior – AMES.
    Em 31 de outubro de 1968, a Fundação Missioneira de Ensino Superior – Fundames, embrião da FuRI, passou a ter existência jurídica e um ano mais tarde, em 1969 a Fundação recebeu do governo do estado do Rio Grande do Sul, uma área de 32 hectares e no mesmo ano, adquiriu dos padres Palotinos, 92 hectares. Começa então, o funcionamento efetivo da nova instituição.
    Os primeiros cursos a serem oferecidos foram os de Administração e Ciências Contábeis e nos anos seguintes, uma parceria com a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria permitiu a oferta de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais, reconhecidos em 1973. Buscando uma estrutura mais dinâmica e adequada, em 1976, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas foram reestruturadas com nova nomenclatura – Faculdades Integradas de Santo Ângelo - FISA, como mantenedora da Fundação Missioneira de Ensino Superior - Fundames.
    Ainda em 1975, fora autorizado o funcionamento do curso de Engenharia de Operações – habilitações em Engenharia de Operação Civil e em Engenharia de Operação Mecânica; a partir de 1976, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu passaram a ser disponibilizados. Em 1979 os cursos de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais passaram a ser oferecidos em regime de férias.
    Em 1988, o Conselho Diretor da Fundames decidiu criar a Escola de 2º Grau, oferecendo, em 1989, após a autorização do Conselho Estadual de Educação, o curso Técnico em Processamento de Dados. Ampliando sua atuação, a Escola passou a oferecer também o 1º Grau a partir de 1992.
    Buscando o status universitário, em 1990, os dirigentes das fundações mantenedoras de cursos superiores de Santo Ângelo (Fundames), Erechim (FAPES) e Frederico Westphalem (FESAU), promoveram a união das instituições, que passaram a ser mantidas pela FuRI – Fundação Regional Integrada. A concretização da Universidade ocorreu em 19 de maio de 1992, após reconhecimento pelo Ministério da Educação, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mais tarde, a FESAN – Fundo Educacional de Santiago, FUNREGE, de São Luiz Gonzaga e a prefeitura de Cerro Largo também se integraram ao projeto.
    A FuRI, que completou 51 anos de história na quinta-feira, 31 de outubro, tem sua sede em Santo Ângelo, no prédio 4 do Câmpus e seus atuais dirigentes, eleitos em abril de 2019 para uma gestão de quatro anos, com início em 1º de maio de 2019 são: Presidente – Jacson Roberto Cervi (foto); 1º vice-presidente – Luis Mário Silveira Spinelli; 2º vice-presidente - Ezequiel Plínio Albarello. O Secretário é Valter Nunes Vargas.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...