Notícias

30/06/2017 15:27


Fecomércio e Sindilojas afirmam que a crise política afeta confiança no comércio

AFIRMAÇÃO TEM BASE EM PESQUISA DIVULGADA PELA FGV
As mudanças no cenário político voltam afetar o comércio. O clima de comprometimento político do País, com novos escândalos e corrupção, afeta a cadeia econômica e gera incerteza. Para os empresários do setor, a queda da confiança limita ainda maios a recuperação econômica, uma vez que influencia na decisão de investimentos. Para o Sindilojas Missões e o Sistema Fecomércio, isso afeta, inclusive, a contratação de pessoal. “O momento é de fragilidade, mas, nem por isso devemos deixar nossa criatividade e otimismo de lado. Para sobreviver as empresas do comércio necessitam vender, e isso deve acontecer de forma estimulada. Os empresários mais uma vez saem prejudicados com as atitudes dos governos. Por esse motivo é que trabalhamos pela mudança de postura política, e por uma Lei que além de desburocratizar os serviços para o empresário, também atenda e se preocupe com aqueles que praticam as boas práticas de venda ao consumidor, e que mesmo diante das crises investem em qualidade, bons serviços e benefícios ao seu público alvo. Com união e força de vontade vamos superar tudo isso”, analisa o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi.
O QUE DIZ A PESQUISA:
Em Junho, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou variação de -3,3%, ao passar de 88,6 pontos para 85,7 pontos, na série dessazonalizada. Comparativamente a junho de 2016, a variação do ICOM foi de 13,9%, tendo o índice se movimentado dos 74,7 pontos para os 85,1 pontos.
A queda do ICOM na margem se verificou devido às quedas tanto do Índice de Situação Atual (ISA) quanto do Índice de Expectativas (IE). O IE teve recuo de 2,5% e passou dos 94,8 pontos para os 92,4 pontos. No ISA, a queda verificada foi de 4,0%, tendo o índice variado dos 82,9 pontos em maio para os 79,6 pontos em junho. Na comparação com junho de 2016, o ISA se elevou em 15,5%, enquanto que para o IE a alta verificada foi de 9,2%. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...