Notícias

10/04/2017 17:02


Encontro na URI discutirá Patrimônio Cultural

A 3ª edição do EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares de Cultura está com inscrições abertas para artigos científicos e relatos de experiência. O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade para refletir e debater as atividades criativas e culturais no contexto regional. A programação prevê, para os dias 23 e 24 de agosto, palestras, debates, lançamento de livros e mostra de trabalhos.
As atividades acontecem no prédio 13, na URI Santo Ângelo. Nesta edição, a temática abordada é “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”. Conjuntamente, acontecem a II Mostra Científica OMiCult e o II Prêmio Destaque Missões.
O Encontro é organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais e do CCM – Centro de Cultura Missioneira. A realização é do Mestrado e Doutorado em Direito e Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, da URI Santo Ângelo; e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. O EMiCult conta ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga e UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul.
O lançamento do evento, realizado na tarde desta quinta-feira (6), na UNIPAMPA campus São Borja, contou com palestra da professora Nadir Damiani, uma das coordenadoras do evento.  Ela é Mestre em Estudos Históricos Íbero-Americanos e falou sobre a importância do Patrimônio.
“Buscamos trabalhar em parceria com outras instituições da região, sempre focados na integração regional”, destaca o coordenador do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, Tiago Costa Martins.
Para um dos coordenadores do 3º EMiCult, Joel Felipe Guindani, o encontro faz um questionamento necessário para o contexto local e regional. “O tema continua questionando, queremos entender como a região compreende o patrimônio cultural”, afirmou.
Em sua explanação, a professora Nadir abordou os significados, relações e diferentes categorias do patrimônio cultural. “Patrimônio não são só os bens arquitetônicos e os atrativos turísticos, mas todos os bens, tangíveis ou intangíveis, que são deixados para nós”, explicou Nadir.
Para a professora, a educação patrimonial é uma importante alternativa para a valorização da herança cultural de uma comunidade: “O que é desconhecido você não respeita, você não valoriza. É preciso conhecer para amar e amar para preservar”.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...