Notícias

14/08/2015 16:24


309 anos da Redução de Santo Ângelo - Carta dos Caciques ao governador de Buenos Aires

No aniversário de 309 anos da Redução de Santo Ângelo o Museu Dr. José Olavo Machado inovou com uma Comemoração Virtual, narração de uma carta escrita pelos caciques da redução de San Angel é disponibilizada no Blog do Museu.

"Por que, dás sete formosos Povos em paga da Colônia que é um e pobre povo?"

No dia 12 de agosto, a redução jesuítico-guarani de Santo Ângelo Custódio completou 309 anos de sua fundação. Neste ano de 2015, o Museu Dr. José Olavo Machado e seu Núcleo de Arqueologia inovaram na forma de celebrar com uma comemoração virtual, disponibilizando para a comunidade no Blog do Museu (www.museuolavomachado.blogspot.com.br) a narração de uma emocionante carta proveniente desta redução.

Na carta escrita no cabildo desta redução em 20 de julho de 1753 por seus caciques e seu Padre Cura, comunicavam ao governador de Buenos Aires, Dom José Adonaegui, de que discordavam com a resolução do Tratado de Madri – no qual as Corôas de Portugal e Espanha decidiram trocar o território dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento – e que ingressariam na Guerra Guaranítica.

O original da carta está no Arquivo Nacional de Madrid, e é grafada num misto de espanhol e guarani. Sua primeira tradução para o português consta no livro de História das missões orientais do Uruguai, de Aurélio Porto, cuja primeira edição foi publicada em 1943.

A narração da carta transcrita para o português está na voz de Eduardo Lima e a trilha sonora que faz o fundo musical é “Elevazione”, de Domenico Zipoli.

Clique aqui para assistir e ouvir o vídeo da narração da carta.

Fonte: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado

 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...