Notícias

26/11/2021 07:45


COMISSÃO DO PROJETO AO MONUMENTO DE REDUZINO MALAQUIAS REALIZAM REUNIÃO JUNTO A ADMINISTRAÇÃO

A Administração Municipal recebeu na manhã da segunda-feira, 22 de novembro a Comissão do Projeto em prol do monumento do saudoso Reduzino Malaquias.
  Esteve no gabinete, junto com o Prefeito Municipal Sâo Nicolau Ricardo Miguel Klein, Vice-prefeito Rafael Godois e Secretário de Planejamento Lori Schiavo, os integrantes da comissão: escultor Vinicius Ribeiro, apresentando a maquete do projeto, o mesmo artista criador do monumento em homenagem ao saudoso Jayme Caeetano Braun em São Luiz Gonzaga, monumento ao saudoso Cenair Maicá em São Miguel das Missões, dentre outros, junto, estiveram os demais integrantes da comissão, Gelson Dias representando a família do Reduzino Malaquias, proprietária da Pousada dos Jesuítas e vereadora Ana Paula Alvarenga, Macilon Junior proprietário da Cabana Primeira Querência, Nilton Cunha presidente da ACI , Marcos Oliveira proprietário do Mercado Oliveira e arquiteta Aline Dias, que executará o projeto, pois haverá praça com bancos e floreiras.
 
Durante a reunião, foi apresentado a maquete da escultura do Reduzino e decidido o local que será executado a obra, no Parque de Eventos da cidade, localizado no Bairro Boa Esperança, no qual saiu a última (XIII) edição do evento Café de Cambona.
 
Participaram da reunião pessoas que estiveram a oportunidade de conhecer o saudoso Reduzino Malaquias, bem como, do convívio social do grande artista.
 
Na a segunda-feira (22) a morte do artista missioneiro completou 25 anos. Reduzino faleceu em São Nicolau no ano de 1996 aos 84 anos.
QUEM FOI REDUZINO MALAQUIAS?
  Reduzino Malaquiasnasceu em Barra do Ijui, região missioneira do Rio Grande do Sul, em 1º de novembro de 1912, filho de João Malaquias e de Januária Pereira Malaquias.
 
Faleceu no dia 22 de novembro de 1996, em São Nicolau, aos 84 anos.
 
Deixou 42 netos, 40 bisnetos e um tataraneto.
 
Na época, o Prefeito em exercício, Antônio Sérgio Siqueira da Silveira, decretou Luto Oficial por três dias na 1ª Querência do Rio Grande.
 
Reduzino fez uma carreira musical desde aos oito anos de idade e contabilizou setenta e seis anos de Gaita Ponto durante sua existência.
 
Com sua obra reconhecida no Brasil, na Argentina, Paraguai e Uruguai, sua arte destacada na gaita, que dominou como autodidata. A gaita ponto, popularmente conhecida como de “oito-baixos”, foi seu instrumento inseparável.
 
Em 1976, Reduzino Malaquias gravou pela primeira vez junto com Pedro Ortaça. Foi o disco intitulado “Mensagem dos Sete Povos”, contendo músicas imortais, como Rincão dos Maciel, Passo da Laranjeira, Vanerão do Tio Tuco, Urucuá e Bizorro.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...