Notícias

03/08/2021 08:43


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 03/08/2021

Termas sulinas – Turismo e lazer – Algumas com 50 anos (Piratuba-SC e Marcelino Ramos-RS), outras foram perfuradas na década de 90 ou logo após o ano 2000, citando a Terma de Machadinho-RS e Itá-SC. Todas estão situadas no aquífero Guarani, com balneários apresentando águas terapêuticas e temperaturas acima de 30°C, com lençóis entre os 500 e 700 metros de profundidade.

    Como descobriram estas águas termais? A Petrobrás e outras empresas, acreditando em potencial para produção de petróleo, mas em vez disso encontraram as termas, que foram então exploradas para fins turísticos. Diga-se que atualmente várias cidades daquela região estão viabilizando termas turísticas.

Dentre as virtudes das águas termais destacam-se o controle da pressão arterial e o rejuvenescimento da pele, sem contar com a ação anti-inflamatória e cicatrizante. O grande Leonardo da Vinci aliviava seu problema de gota nas fontes termais italianas, pois amenizam as dores reumáticas. Já o vapor das águas termais age como um grande filtro para o sistema respiratório, principalmente no caso das crianças que sofrem com asma, resfriados, laringites, gripes e pneumonias. Também diminui a rinite alérgica, agindo naturalmente no controle da umidade das vias nasais.

O pH alcalino e o silício restauram as camadas mais profundas da pele, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Estende-se também aos adolescentes com rosáceas e oleosidade. Amenizam ainda problemas cutâneos como a psoríase e o eczema através da presença de zinco, o silício e o selênio. Somam-se aos benefícios alívios ao cansaço físico e mental promovendo o relaxamento, além de repor sais minerais e oligoelementos (ferro, cobre, iodo e zinco), perdidos na transpiração.



Machadinho – Conforme inúmeras opiniões, Machadinho está entre as melhores Termas, também por ser a que apresenta a temperatura mais elevada, vertendo acima dos 40C. Curioso saber que, todas as noites, as piscinas são esvaziadas, e durante a madrugada reabastecida, pelos dois poços, que fornecem 120 mil litros/hora. Rica em minerais, são salutares para os banhos.

Opções – Para quem se hospeda no Resort das Termas (foto) os valores estão entre R$ 300 a 400 por pessoa/dia, incluindo refeições, bebidas, etc., disponibilizando preços mais atrativos para grupos e/ou períodos mais longos.

Outra opção é hospedar-se nos hotéis e pousadas locais, e neste caso o ingresso às termas custa R$ 25 para adultos e 15 para crianças até 12 anos, ficando disponível das 8 às 18h.

Piscinas internas do parque termal
Enfatize-se que o Parque Termas de Machadinho oferece piscinas com diferentes profundidades e estilos, coberta, ao ar livre, infantil e adulto, rampa molhada, toboguinho, piscina tropical, bar molhado, vestiários, restaurantes, e área de lazer com mesas e churrasqueiras, numa área de 98.000m². Além de constar entre as melhores opções, oferece ainda vários pontos turísticos, citando a Cascata do Tigre, o Museu Alma Campeira e a Cachaçaria Acanhadinha. 

Chasque: O julho, antes de morrer, congelou o Rio Grande! 

HumorO sargento perguntou: – O que é que ferve a 90 graus? Silêncio geral.

– Vocês não sabem de nada. É a água que ferve a 90ºC, seus ignorantes.

Nisto, timidamente um soldadinho falou: – Sargento, eu acho que o senhor se enganou. A água ferve a 100ºC.

- Meio contrafeito o sargento remendou: – É verdade! O que ferve a 90 graus é o ângulo reto.

    Segredo: Qual a cidade gaúcha que não podemos revelar?

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...