Decreto estabelece novas medidas de postura sanitária no enfrentamento à Covid-19
Multa para quem frequentar estabelecimentos comerciais sem uso de máscaras e a adoção de barreiras sanitárias são as principais alterações
O Governo Municipal de Santo Ângelo publicou nesta terça-feira, 28, o decreto número 3.908 que estabelece novas medidas para fins de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus. Entre as mudanças estão à obrigatoriedade de uso de máscaras para quem frequentar estabelecimentos comerciais, agências bancárias e templos religiosos, determinação de critérios de ocupação de espaços de uso comuns e responsabilização pelo descumprimento das orientações. Além da adoção das barreiras sanitárias.
As mudanças foram estabelecidas em consonância com os membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 diante da confirmação de um caso da doença em Santo Ângelo.
O prefeito Jacques Barbosa destaca que o Comitê faz uma avaliação permanente da situação para adotar as medidas. “O desafio é muito grande e todos nós somos responsáveis pela nossa e pela proteção dos demais, por isso, temos que seguir as recomendações de evitar aglomeração, usar máscara, usar álcool em gel e manter o devido distanciamento social”, afirma o prefeito.
As novas medidas não alteram as recomendações do município sobre o funcionamento de serviços e comércio na cidade, que estão contempladas no decreto anterior.
De acordo com o prefeito, será dado um prazo de 48 horas para que as pessoas tomem conhecimento do decreto. A partir daí, será aplicada multa de R$ 150,00 para a empresa e R$ 150,00 para o cliente que estiveram sem máscara. Também passa a ser obrigatório o uso de máscaras por todos os trabalhadores e usuários do transporte coletivo e individual dos passageiros, incluindo os serviços de táxi e de aplicativos.
Os valores arrecadados serão revertidos para um Fundo de Combate ao Coronavírus. A fiscalização será feita pelas equipes da Prefeitura, mas Jacques destacou que a população deve colaborar, orientando os demais e até mesmo cobrando o uso da proteção individual.
O telefone disponibilizado para as denúncias é o 99707-1919.
BARREIRAS SANITÁRIAS
Também serão implementadas barreiras sanitárias. Na Estação Rodoviária, equipe formada pela Secretaria Municipal de Saúde, 1º Batalhão de Comunicações e Brigada Militar estarão recepcionando as pessoas que chegarem. Elas preencherão um formulário e passarão pela verificação da pressão arterial. Para isso, foram adquiridos termômetros a laser. Em caso de temperatura corporal acima de 38º C, a pessoa será encaminhada à UPA para uma melhor verificação. Esse trabalho será realizado na chegada dos ônibus das localidades consideradas de risco e terá início no final da tarde desta terça-feira, 28.
ATUALIZAÇÃO
O secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, atualizou as informações sobre os casos suspeitos. Segundo ele, segue apenas a confirmação extra-oficial de um caso no município. O paciente, um caminhoneiro de 39 anos, segue internado na UTI do Hospital Santo Ângelo.
Outro paciente suspeito também está internado na UTI do HSA e outra pessoa internada no Hospital Unimed Missões. Além disso, 238 casos de pessoas com síndrome gripal estão sendo monitorados.
Cavalheiro explicou que o caso do caminhoneiro somente será tratado como oficial com a confirmação através do exame enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Segundo ele, o teste-rápido precisa ser feito após dez dias do contato da pessoa com alguém contaminado. Por isso, somente na próxima segunda-feira, 4, os familiares e amigos que tiveram contato com o caminhoneiro irão passar pelo teste. Todos estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Secretaria de Saúde.
“Ainda estamos com uma situação bem mais controlada do que outras regiões do Estado, mas o enfrentamento exige que estejamos com atenção constante, promovendo qualquer ajuste que o cenário exigir”.
O coordenador regional de Saúde, Iury Zabolotsky, destacou que é muito importante que as pessoas adotem as medidas preventivas, seguindo as orientações de distanciamento social, para que o impacto da pandemia continue sendo o menor possível em Santo Ângelo e na região missioneira.
Também participaram da coletiva, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adelar Cavalheiro, e a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Bernardi.
Fonte Pref Santo Ângelo
É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.
Saiba maisPães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.
Saiba maisO prefeito de São Nicolau, Rafael Godois, assinou na manhã desta quarta-feira (22) o Decreto Municipal 3223/2025, que declara situação de emergência no município devido à estiagem. Dados levantados pela Defesa Civil Municipal mostram que toda a área urbana e rural está sendo afet...
A Administração Municipal de São Nicolau, por meio da Secretaria de Obras e Trânsito, deu início a um projeto estratégico de instalação de novos tubos de concreto para melhorar o sistema de drenagem urbana e prevenir problemas causados por chuvas intensas. Os trabalhos começar...
A finalidade é deixar todas as ruas principais em condições seguras para o trânsito de veículos e pedestres. A Administração Municipal por meio da Secretaria de Obras e Secretaria de Habitação, iniciou nesta quarta-feira (18), a operação tapa buracos para melhorar as condições...
?A Union Team São Nicolau reforça seu comprometimento com a comunidade e enxerga nas crianças o caminho para um futuro melhor? A Assessoria de Comunicação realizou uma entrevista com um dos participantes e incentivador do Union Team de São Nicolau ? Sidnei Fernandes, que infor...
O caminho para a conquista do título de domínio para Assentado da Reforma Agrária, com outorga do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), contou com o assessoramento do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em São Nicolau. Em parceria com a Secretaria Estad...