Detalhes do Site

Praça Dom Felipe de Nadal em Porto Lucena



     Praça Dom Luiz Felipe de Nadal: Um Espaço de Memória e Cultura

    A Praça Dom Luiz Felipe de Nadal, localizada no centro de Porto Lucena, é um espaço aconchegante que combina história, religiosidade e beleza natural. Sua criação relembra um líder religioso que deixou sua marca na região. 

    A praça foi criada em homenagem a Dom Luiz Felipe de Nadal, um líder religioso cuja influência transcendeu fronteiras. Os monumentos, imponentes e carregados de significado, adornam esse espaço público. Entre eles, destacamos o Centenário da Imigração Sueca em Porto Lucena. Além disso, a praça abriga uma réplica da Carta Testamento de Getúlio Vargas e uma Bíblia Sagrada, elementos que evocam memórias e valores presentes entre a comunidade porto lucenense.

    A praça não é apenas um espaço físico; é um palco para eventos cívicos, culturais e manifestações populares. E, é claro, não podemos esquecer o chimarródromo, que está a disposição da comunidade local e visitantes, oferecendo água quente para chimarrão, e gelada para os apreciadores do tradicional Tererê, por sinal, uma bebida muito consumida em Porto Lucena.

    O tereré é uma bebida típica da América do Sul, apreciada por sua refrescância e benefícios à saúde. Consiste em uma infusão de erva-mate em água gelada, frequentemente combinada com ervas medicinais como hortelã ou limão. Diferentemente do chimarrão, o tereré é consumido frio e é ideal para dias quentes.

    Sobre o Tererê

    A história do tereré tem várias versões, mas uma das mais aceitas remonta à Guerra do Chaco (1932–1935), conflito entre Paraguai e Bolívia. Durante os combates, os soldados não podiam acender fogo para esquentar a água e cozinhar suas refeições. Assim, eles começaram a preparar a erva-mate com água fria, criando o tereré. Essa tradição atravessou fronteiras e hoje é comum em países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

    No Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas próximas à Argentina, o tereré é apreciado. Essa bebida refrescante, semelhante ao mate, é consumida principalmente durante os meses quentes, proporcionando alívio e conexão cultural entre as fronteiras desses dois países.

    Quem Foi o Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal?

    Dom Luiz Felipe De Nadal, nascido em Guaporé, Rio Grande do Sul, em 1916, trilhou um caminho marcado pela fé e pelo compromisso com a comunidade. Ordenado sacerdote em 1939, ele dedicou sua vida à disseminação da palavra divina e à educação. Em 1955, o Papa Pio XII o nomeou bispo da Diocese de Uruguaiana, cargo que ele assumiu com zelo e alegria. Seu lema episcopal, “Oboediens In Laetitia” (Obedientes na Alegria), refletia sua abordagem positiva e seu comprometimento com o bem-estar espiritual das pessoas.

     

    O que fazer em Porto Lucena

    A localização estratégica, próximo à fronteira com a Argentina, proporciona paisagens deslumbrantes do encantador Rio Uruguai. A natureza exuberante se mescla à história e à espiritualidade. A Ilha Grande, situada na Linha Uruguai, se estende por mais de 6 quilômetros e apresenta corredeiras impressionantes. As Ilhas do Comandaí, na divisa com o município de Porto Xavier, encantam os visitantes que se desafiam conhecer. As margens do Rio Uruguai são repletas de acampamentos, convidando à pesca e ao lazer. O Parque Marinha do Brasil, com sua pista de rodeio, e o local conhecido como Funil ou Mirante do Rio, são o local de encontro para acampamentos e eventos culturais.

  • Sobre

  • Porto Lucena, situada às margens do Rio Uruguai, é um verdadeiro paraíso para os amantes da pesca esportiva. Com uma população de aproximadamente 5 mil habitantes, a cidade celebra seu aniversário em 6 de agosto. Além das águas calmas e ricas em peixes, Porto Lucena oferece eventos culturais, como feiras de livros, apresentações musicais e torneios de truco

    Seu cenário natural deslumbrante e a vibrante comunidade local tornam um destino imperdível para quem busca tranquilidade, aventura e contato com a natureza. 

Informações

Praça Dom Felipe de Nadal em Porto Lucena
CEP 98980000 - Porto Lucena, RS
Praça Dom Felipe de Nadal, 299
Telefone: (55) 2120-1452

Formulário para contato