Notícias

26/09/2022 10:18


Ateliê Vó Angelina em São Miguel das Missões

Com a tradição que atravessa mais de 4 gerações trabalhamos a lã da ovelha, desde 1984, com o diferencial de trabalhar esse produto desde a criação da ovelha até o produto final. São produtos diferenciados, que são desde o uso para trabalhos no campo quanto par uso pessoal. Executa todas as etapas da produção, que são: criação da ovelha, tosa ou esquila, lavagem da lã, cardagem, fiação, tecelagem e confecção da peça final, com acabamento diferenciado. Usa em todas as etapas da produção todas as formas as formas tradicionais e conservadoras, bem como as tecnologias modernas. Artesã Dalva Mothci"

“A ‘vó Angelina’ era avó do meu marido. É uma história de sogras porque ela aprendeu com a sogra dela e eu aprendi com a minha. Ela trabalhava com a lã e eu me interessei. Fiz alguns cursos da Emater e do Senar. E chegou um momento em que não dava mais conta de tantas encomendas e chamei outras mulheres para me ajudar. Assim começamos a associação”, conta Dalva da Luz Pereira Motchi, que transformou um antigo galpão de sua casa em uma tecelagem e sede da Associação Vó Angelina. “É um trabalho que eu gostaria de passar para as novas gerações, porque se não ele vai terminar”, avalia a artesã.

Para que a arte em lã seja consolidada, o trabalho começa a campo. Tosar a ovelha com tesoura também é uma prática que perpassou gerações de mulheres da família de dona Angelina. A partir da etapa da tosa, uma trama de união é formada para lavar o pelego, cardar a lã, tecer o fio e finalizar a peça.

São confeccionados tecidos para casacos, palas, coletes, entre outras peças. “Já foram transportadas peças para São Paulo, como casacos e cobertas. Mandamos mercadorias para vários lugares. Onde o pessoal encomenda, a gente envia”, destaca Dalva. Segundo ela, aos poucos os resultados do esforço são colhidos. “

No momento que você está bordando, tecendo, tricotando, ou fazendo qualquer outro tipo de artesanato, você está com a mente ocupada”, destaca Dalva, “Além do mais o artesanato é uma interessante alternativa de terapia ocupacional”, conclui.

Para favorecer a mais pessoas esta experiência a Artesã Dalva Mothci está oportunizando ao turista também vivenciar esta experiência. Com pacotes em três modalidades tanto individual como em família ou grupos é possível viver a experiência de: Conhecer o sítio; brincar com as ovelhas; ver a vacas leiteiras; conhecer e praticar todo o processo desde a lã da ovelha até a linha e a peça confeccionada; fazer trilha no sítio; visitar o açude e tratar os peixes; além de saborear um bom café colonial, ou passar um dia no sítio.

ONDE FICA

O Ateliê Vó Angelina fica no Sítio Timbauva no interior de São Miguel das Missões. Para chegar ao local o acesso é pela BR 285, até o trevo de acesso a São Miguel das Missões, via ERS 561, passando a cidade de São Miguel das Missões e mais um trecho de estrada vicinal de acessão a comunidade de São João das Missões.

Endereço: Sitiio Timbaúva – São João das Missões São Miguel das Missões

Proprietário responsável:  Dalva da Luz Pereira Mothci

Contato: (55) 99942-7546

VESTIBULAR URI
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES
ATEILIÊ VÓ ANGELINA

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...