Considerando o início do ano letivo na rede pública de ensino de São Miguel das Missões, o escritório local da Emater/RS-AScar promoveu reunião, na sexta-feira (18/02), com os agricultores familiares interessados em participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O programa oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica da rede pública. Com essa política, no mínimo 30% do valor repassado para a aquisição de alimentos para a merenda escolar é destinado à compra direta de produtos da agricultura familiar, como forma de estimular o desenvolvimento econômico e sustentável local. Neste processo, a Emater/RS-Ascar atua como articuladora entre os agricultores familiares e as escolas.
Estiveram presentes também na reunião, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Karen Gerstderger, representante da Escola Estadual de Educação Básica Pr. Antônio Sepp, Luiz Carlos dos Santos e o representante da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koeju, Zeno Alcides Kaipper Ely.
Na oportunidade, foi realizado um levantamento sobre a disponibilidade de produtos para o decorrer do ano, conforme a escala de produção. Também foi importante para compreender a situação atual dos agricultores, levando em consideração a estiagem, que tem causado grandes perdas na agricultura.
Ainda foram abordadas as vantagens do programa para os agricultores e estudantes, do ponto de vista econômico, social e sanitário, assim como foram apresentadas orientações sobre a entrega segura dos produtos e alternativas para viabilizar a participação dos produtores no Pnae.
Para os agricultores, o acesso ao programa é mais uma forma de garantir a comercialização de sua produção. "Também serve como impulso e estimula a produção, incrementando a renda das famílias, além de assegurar produtos de qualidade na alimentação escolar, sendo que o objetivo é que novos agricultores venham a participar do programa, aumentando assim a diversidade de produtos a ser oferecido na alimentação escolar", destaca a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz, que atua no fomento ao Programa junto com os demais integrantes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais competentes.
Fonte: Emater