Notícias

19/05/2021 09:50


Prefeitos e Comitê Científico Regional se reúnem para elaboração do Plano de Ação da R11

O Presidente da AMM, Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, reuniu os prefeitos dos 24 municípios que compõe a região Covid R11, para definir as ações da região relacionadas ao novo sistema 3 As de Monitoramento, recentemente implantado pelo estado e em vigor desde domingo (16), o novo formato de gestão da pandemia no Rio Grande do Sul utiliza dados epidemiológicos e de acompanhamento do sistema de saúde para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, que pode se converter em um dos três indicadores de decisão, os “3 As”: Aviso, Alerta e Ação.
 
Na reunião manifestaram-se a Coordenação do Comitê Científico Regional Enfermeira Daniana Pompeo e o Administrador Mauro Teischel, o Assessor Jurídico da AMM Gladimir Chieli e o Coordenador Regional de Saúde Iury Sommer, além de prefeitos e secretários de saúde. Após a região receber o alerta do governo estadual, que representa uma tendência grave em relação à propagação do coronavírus, pressão no sistema hospitalar tanto em leitos clínicos como de UTI.
 
Após detectar a situação a partir do monitoramento dos indicadores desde o fim de semana (dias 15 e 16/5), o GT Saúde informou ao Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um Alerta para as regionais. A partir disso, o Gabinete de Crise se reuniu na noite da segunda-feira (17/5) e decidiu emitir os cinco primeiros alertas. O processo entra na fase de Ação. Significa que a região de Santo Ângelo, têm 48 horas, a contar da emissão do alerta (ao meio-dia desta terça, dia 18/5), para avaliar, responder sobre o quadro das regiões e apresentar plano de ação compatível com o Alerta e com a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.
MACRORREGIÃO MISSIONEIRA - SANTO ÂNGELO
  A situação mais crítica de todas é na região Covid de Santo Ângelo, onde o Alerta foi emitido devido ao elevado e rápido crescimento da incidência de casos confirmados em sete dias para cada 100 mil habitantes – de 260,3 em 9 de maio para 424,1 em 16 de maio, aumento de 62,9% em sete dias. Essa incidência de 424,1 está 89% acima da incidência estadual.
 
Em leitos clínicos, o número de confirmados cresceu 51,5% em 19 dias – de 99 em 27 de abril para 150 em 16 de maio. Nesta mesma data, 45 pacientes estavam internados na UTI com Covid-19, o maior ponto da série histórica. A taxa de ocupação da região está em 100%, e 85% dos pacientes são confirmados por Covid-19.
 
A incidência de óbitos na região também está aumentando – passou de 8,2 em 8 de maio para 11,8 em 16 de maio, crescimento de 43% em oito dias. Esse valor é 78,8% maior que a média estadual, de 6,8 em 16 de maio.
 
Nesta reunião de hoje, após longa discussão, foi aprovada a continuidade da atual composição do Comitê Científico Regional, que tem na coordenação geral a Enfermeira Daniana Pompeo, de Santo Ângelo, também está sendo elaborado por este comitê o Plano de Ação Regional, que será apresentado para o estado nas próximas 48 horas, com ações definidas em conjunto pelos prefeitos, das quais podemos citar inicialmente que deverá ser intensificada a fiscalização nos municípios, através de uma parceria do setor público com o privado, formalizada com a assinatura de um termo de responsabilidade; Haverá o lançamento de uma campanha de mídia, com a participação de todos os municípios, e apoio da Alibem; Sobre as aulas, cada município é livre para voltar com as aulas presenciais na rede pública municipal e particular, mantendo um monitoramento de casos Covid na comunidade escolar e as escolas estaduais terão autonomia para essa decisão, não precisando necessariamente acompanhar a rede municipal; E quanto ao comércio, haverão algumas restrições de horários, determinados em conjunto por toda a região, que serão apresentados após a aprovação deste plano por dois terços dos prefeitos da região, observando a importância dos serviços essenciais e comércio em geral, que se manterá aberto, com horários diferenciados, devendo atender os protocolos de segurança e responsabilidade.
 
O Plano de Ação Regional, com todas essas informações será apresentado nesta quarta-feira (19/5), para apreciação e considerações dos prefeitos. Maiores informações serão emitidas após a finalização e aprovação deste plano.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...