A reunião do Departamento de Turismo da Funmissões, realizada em São Miguel das Missões, no início da última semana, foi marcada por ações de integração e articulação regional.
O grupo já tem um trabalho importante em andamento, de integração da Rota Missões e Caminho das Origens, que vem tratando de troca de experiências e promoção do turismo em conjunto. Na reunião, além dos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios das Missões, estiveram presentes o Prefeito de Nova Esperança do Sul, Antão Perusso; Prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Boff Turchiello; e comitivas de Capão do Cipó, Mata e Santiago, algumas das cidades pertencentes ao Caminho das Origens.
Várias foram as ações apresentadas pelos Ministros da Cidadania e do Turismo em visita a Região das Missões. Uma ação importante que foi reiterada pelo Ministro da Cidadania Osmar Terra, em visita a região missioneira foi de garantir o investimento de R$ 75 milhões do PAC das cidades históricas no município de São Miguel das Missões. Os projetos de revitalização dos Sítios arqueológicos de São Nicolau, São Lourenço Mártir e São João Batista serão licitados assim que estiverem prontos e aprovados.
A Reunião Especializada do Turismo do MERCOSUL, que ocorreu na segunda quinzena de abril, elegeu o Caminho dos Jesuítas como o 1° Roteiro Turístico Regional Integrado do MERCOSUL, quer será priorizado pelos 5 Países. Isso significa muito para o destino Missões, uma vez que o Ministério do Turismo irá priorizar investimentos na região.
.