Detalhes do Site

Benzeduras e Rituais nas Missões



    Tanto as curandeiras e benzedeiras quanto os benzedores e curandeiros, sendo os homens em menor escala, inclusive as costureiras de machucaduras, muitas destas pessoas mesmo sem saber ler nem escrever, mas dotadas de sabedoria ancestral, onde a prática é baseada no conhecimento tradicional transmitido de geração em geração, atravessaram séculos trazendo consigo um misticismo (crença de que o ser humano tem capacidades de se comunicar com a divindade ou receber dela certos sinais e mensagens) existiram e ainda existem neste orbe terráqueo estando presentes em nosso meio na vocação de cuidar da vida através da receita de plantas medicinais, usando as mãos que curam, contando com o poder das palavras  e acima de tudo com a força da fé.
    São tantas as rezas, os chás, as ervas, os banhos, os ungüentos, os cantos, os benzimentos que fazem com que muitos males, quase repentinamente, desapareçam nas pessoas principalmente naquelas que no campo semântico entram em sintonia, em sinergia, ungidas pela motriz da fé. 
    Na questão material essas pessoas verdadeiras “doutoras à moda antiga” conhecem e dominam as propriedades existentes nas folhas, nas cascas, nos cipós, nas raízes, o poder das rezas e a força existente em cada fase da lua tudo convergente à fé na cura. Estas pessoas que curam ainda são ótimas referências no socorro aos necessitados física ou espiritualmente onde falta a presença do atendimento médico, muitas vezes, é incipiente ou não existe.
    Até mesmo nas cidades há quem procure orientações e aconselhamentos nos curandeiros e benzedores para certos males como dores na coluna, problemas nas articulações, reumatismos, até mesmo quebrantos (mal causado pela energia negativa do olha de uma pessoa para a outra pessoa por inveja ou egoísmo) e ainda problemas estomacais, picadas de insetos, depressão, “sangue grosso”, afecções renais e da bexiga, dores de cabeça, dores menstruais, constipações, mau olhado, etc., bem como tantas outras pessoas que buscam melhoras através dos chás, outras infusões, obstrução nasal, falta de apetite, lumbago (que é a espinhela caída); para outras são receitados banhos, óleos e outros tratamentos para sanar diversas sensações físicas incômodas.
    No meio rural, indigena e principalmente na Região das Missões/RS, os remédios caseiros existiam e eram usados em larga escala dependendo das doenças e necessidades desde os avós até os netos.
    Junto à horta existiam várias espécies de plantas com propósitos medicinais cuidadosamente e carinhosamente cultivadas e tratadas “pra o caso das precisão”. 
    Tinha várias pessoas que atendiam nas curas materiais, espirituais ou rituais de consagração ou energização como o "Ritual da Erva Mate".
    As pessoas verdadeiras, que tem vocação, que não são mercenárias explorando a dor alheia, que curam os males físicos e espirituais são pessoas, nesta região, escolhidas pelo dom da cura que se comunicam com espíritos que são seus guias e que ofertam ensinamentos que podem ser manifestados por vozes, visões ou sonhos. Isto não se busca na escola, é uma luz divina, um dom que Deus dá em benefício para algumas pessoas curandeiras e benzedeiras para que estas ajudem ao ser humano onde a mãe natureza, que é uma fonte esgotável e que corre perigos e sofre constantes ameaças, também nos favorece, pois tem na sua biodiversidade muitos remédios não só para os males do corpo como também para os males da alma.
    Fonte:Curandeiras e Benzedeiras por João Antunes. 

  • Sobre

  • Em São Miguel das Missões existe um evento chamado “Semana Mística” é uma programação especialmente preparada para os interessados nos temas da história missioneira e sua relação com os fatos que ocorrem diariamente entre os mais de 70 benzedores locais, herdeiros dos costumes milenares que se mesclaram entre o cristianismo e o pajeísmo, cultura que se mantém de forma bastante atuante e que recebe turistas advindos do mundo inteiro, os quais visitam o Patrimônio Mundial Missioneiro.
    Site: Enfermidades dos Índios Guaranis 
    Vídeo: Ponto de Memória Missioneira 02
    Vídeo: Ponto de Memória Missioneira
    Vídeo: Tatarandê, Ponto de Memoria Missioneira
    Site: Tocha Olímpica 2016

    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas
    Notícia: Educação, Cultura e Energia na Missão de São Miguel 
    Notícia: Novo conceito cultural é encontrado nas Missões
    Notícia: Evento com Benzedores marca o aniversário de 16 anos da Pousada das Missões 

Informações

Benzeduras e Rituais nas Missões
São Miguel das Missões, RS
Região das Missões
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato