Detalhes do Site

Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg



    Em 25 de julho de 1961, Dia do Colono, o município de Cerro Largo prestou uma homenagem aos oito pioneiros fundadores e inaugurou, na Praça da Matriz, um busto do padre jesuíta Maximiliano von Lassberg, foi moldada pelo escultor Porto-AlegrensePaulo Allgayer.
    No início do século, a Companhia de Colonização Bauerverein, que tinha por objetivo abrir novas fronteiras agrícolas no estado para o assentamento de colonos descendentes de alemães, decidiu vender lotes de terras na região noroeste do Rio Grande do Sul.
    Assim, sob o comando do Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg, chegaram as primeiras famílias de colonos oriundas da região de Montenegro. A colonização oficial ocorreu no dia 4 de outubro de 1902; estava fundada em terras férteis e cobertas por mata virgem entre os rios Ijuí e Comandai, a colônia Serro Azul, hoje município de Cerro Largo.
    O padre Max, nascido em 1857 em uma família fidalga de Detmold (Alemanha), comandou o assentamento de filhos de imigrantes naquela (então) nova colônia do noroeste do Estado.
    No início do século, a Companhia de Colonização Bauerverein, que tinha por objetivo abrir novas fronteiras agrícolas no estado para o assentamento de colonos descendentes de imigrantes alemães, decidiu vender lotes de terras na região noroeste do Rio Grande do Sul.
    Assim, sob o comando do Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg, lá chegaram as primeiras famílias de colonos oriundas da região de Montenegro. Os primeiros colonizadores foram Mathias München, Felipe Guth, João Ten Caten, Karl Dahmer, Mathias Bard, Paulo Schmidt, Johan Hoffmann, Peter Martini, Jacob Muller, Peter Ludwig, Michel Schneider e Arnold Hochegger. 
    Na década de 1960 desmembraram-se de Cerro Largo os atuais municípios de Roque Gonzales, São Paulo das Missões e Porto Xavier; posteriormente São Pedro do Butiá e Salvador das Missões.
    Em 2002, o município comemorou 100 anos de fundação.
    No interior da Catedral da Sagrada Família em frente ao padre Maximiliano Von Lassberg existe a capela dos jesuítas onde está entre várias obras sacras os restos mortais deste jesuíta.   

  • Sobre

  • Site: Cruz da Fundação
    Site: Igreja Matriz de Cerro Largo Sagrada Família de Nazaré
    Site: Praça da Matriz

    Site: Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg
    Site: Monumento as Famílias Pioneiras

    Os 3 Tres Santos Martires Missioneiros em Cerro Largo
    Vídeo: Capela dos Jesuítas Igreja Matriz Cerro Largo

    Imagem:  Igreja Matriz de Cerro Largo.
    Imagem: Via Sacra da Igreja Matriz de Cerro Largo
    Imagem: Vitrais da Igreja Matriz de Cerro Largo

Informações

Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg
Cerro Largo, RS
Praça da Matriz.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato