Notícias

17/08/2023 06:39


Prefeitura de São Luiz Gonzaga entrega títulos de regularização fundiária urbana para moradores dos bairros Trinta, Pedreira e Joaquim Nascimento

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga realizou na quarta-feira (16), um ato simbólico para a entrega de títulos de regularização fundiária urbana, na modalidade Reurb-S. Nessa etapa, foram concluídos nove processos de titulação de terrenos localizados nos bairros Trinta, Pedreira e Joaquim Nascimento. O ato de entrega foi realizado no Salão Nobre da prefeitura.

Além dos requerentes que tiveram disponibilidade de participar da entrega dos títulos, a solenidade contou com a presença do prefeito em exercício, Piti Werle; da secretária de Ação Social e Comunitária (SEMASC), Nelvia Tavares; da assessora de Habitação, Silvana Mazzanti Barroso; e do advogado da SEMASC, Renato Moraes de Oliveira. 

O chefe do Executivo Municipal em exercício, Piti Werle, ressaltou a importância dos residentes em terrenos pertencentes ao município participarem do processo. “A questão da regularização fundiária urbana é um problema histórico do nosso município. Começamos esse processo há cinco anos, com a expectativa de resolver grande parte dessas questões. A regularização é uma excelente oportunidade, feita gratuitamente. Nosso principal objetivo é que as famílias sejam realmente donas do que é delas. Gostaríamos que vocês fossem nossos porta-vozes, para falar com vizinhos e familiares sobre a importância da regularização”, afirmou.

Clenir Medeiros, que reside há seis anos no Bairro Pedreira, foi uma das moradoras que solicitou a regularização do terreno. Ela comentou a razão pela qual decidiu participar do processo. “Eu acho que quem está ganhando sou eu. Agora posso dizer que é meu. Antes, sempre tinha aquela de ‘eu moro aqui, mas o terreno não é meu, é área verde’. Para mim, esse título é um presente muito valioso. Agora eu sou a titular do terreno”, afirmou.

A moradora também incentivou a adesão de mais pessoas ao processo de regularização. “Eu digo que vale a pena sim. A pessoa está morando em um lugar e não é dona, na verdade. Vamos supor de o morador sair um fim de semana ou de férias, e alguém entrar no terreno, não tem lei que vai amparar para tirar a pessoa dali. A gente tendo a matrícula do terreno, é nosso, temos como comprovar que ali não tem como invadir. Então vale a pena correr atrás, porque é algo que quem está ganhando, somos nós”, destacou Clenir.          

REURB-S – Podem solicitar a regularização dos terrenos pertencentes ao município os moradores dos bairros: Joaquim Nascimento; Trinta; Itapevi; Marcos; Auxiliadora; Pedreira e loteamento Itapevi. O processo de regularização fundiária urbana é realizado em duas modalidades. Na modalidade S (social) – a qual ocorre de forma gratuita pela Administração Municipal – e pela modalidade E (específico).      

Os interessados no Reurb-S devem apresentar na SEMASC, os seguintes documentos: RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento de todos os residentes no imóvel; conta de água e luz em nome do requerente; Certidão Negativa de Bens Imóveis (a qual pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis, na Rua 1º de Março, nº 2369) e contrato de compra do imóvel ou declaração de tempo de residência. O requerente precisa residir no local há mais de um ano e não possuir outro imóvel registrado em seu nome. Os moradores que não se enquadram na modalidade Reurb-S podem realizar a regularização por meio do Reurb-E.   

Mais informações com a pasta, localizada na Rua Silva Jardim, nº 2595, ou pelo telefone 3352-9353. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 11h30min. e das 13h30min. até às 16 horas. 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMASC

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...