Com foco na produção e fornecimento de ovos coloniais, a Agroindústria Familiar Alves de Almeida foi inaugurada no dia 10 de agosto, em São Luiz Gonzaga. De um lado, a agroindústria é uma importante forma de agregar valor à produção e ainda contribui com a segurança alimentar dos consumidores, que acessam um alimento com procedência assegurada e qualidade verificada.
A agroindústria de propriedade de Odair Back de Almeida e Odete Dutra Alves está situada no Assentamento Campos do Pontão, sendo que no local a família cria 950 galinhas em postura. Participaram da inauguração o prefeito, Sidney Luiz Brondani, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Atanasio Santiago, a médica veterinária do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) Francine Prado Miranda, o representante do Sicredi Estevão Elias Klein, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rafael Dalenogare Paz e a extensionista da Emater/RS-Ascar Mauricéia Bremm.
Cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a família recebe assessoramento da Emater/RS-Ascar em todo o processo de formalização, assim como na elaboração de projetos de crédito para a construção do aviário e da agroindústria, financiados pelo Sicredi, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A família trabalha com a atividade leiteira e com as estiagens recorrentes nos últimos anos observaram a necessidade de diversificar as atividades da propriedade, optando pela avicultura colonial de postura. Acompanhados da extensionista da Emater/RS-Ascar Mauriceia Bremm, realizaram visita à agroindústria de ovos de Caibaté, onde participaram de intercâmbio de conhecimentos com a família proprietária e buscaram informações para a instalação da agroindústria em São Luiz Gonzaga.