Dentro da sua dinâmica de trabalho de realizar encontros antes do plantio das principais culturas cultivadas pelos seus associados, na última quarta-feira a Coopatrigo esteve realizando o Encontro dos Produtores de Trigo com o objetivo de destacar alguns pontos importantes na implantação e condução da próxima safra.
Ao abrir o encontro o Presidente da Coopatrigo Paulo Pires comentou sobre a importância do trigo dentro das atividades dos associados, mesmo diante do desafio que existe com os altos custos de produção e a redução da cotação comercial do trigo que ocorreu nos últimos meses. “O trigo mais uma vez poderá ser a opção de renda que o produtor terá neste ano, após mais uma frustração de safra na soja”, afirmou Paulo Pires.
Como palestrante deste encontro a Coopatrigo trouxe o Pesquisador Carlos Pizolotto da Rede Técnica Cooperativa, o qual falou sobre as estratégias e manejos na próxima safra de trigo. O pesquisador destacou que diante do quadro climático que está sendo apontado para o inverno com a possibilidade de chuvas mais regulares, os produtores precisam ficar atentos aos manejos das doenças, com destaque para as machas foliares e a giberela que se desenvolvem com maior intensidade quando existe bastante umidade.
Outro ponto importante destacado pelo pesquisador foi sobre a escolha de cultivares resistentes e com tratamento industrial, o que também será importante para o enfrentamento desta situação.
Carlos Pizolotto também esteve realizando durante o período da tarde, um treinamento para todos os Consultores Técnicos da Coopatrigo a fim de que todos estejam preparados para repassar as orientações aos produtores associados realizarem os manejos assertivos na condução da próxima safra de trigo.