Notícias

26/07/2022 09:51


Piso Salarial de Agentes Comunitários de Saúde pauta reunião em São Luiz Gonzaga

A viabilidade para o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias foi pauta de reunião na quinta-feira (21), no Gabinete do Prefeito. A reunião, coordenada pelo prefeito em exercício Piti Werle, contou com a participação do secretário da Fazenda (SEMFA), Pedro Heck; da secretária da Administração (SEMAD), Beti Marian; do assessor jurídico da Secretaria de Saúde (SEMSA), Ariel Lengert; da chefe do Setor de Pessoal, Simone Motter; e da assessora da SEMAD, Cláudia Lago.

A questão principal levantada pelos participantes foi a insegurança jurídica, em especial, devido ao regime jurídico dos servidores municipais. A situação de São Luiz Gonzaga é diferente de municípios que puderam aplicar a lei do piso diretamente, nos quais a contratação dos agentes ocorre por processo seletivo, com prazo de duração. 

A adequação à lei do piso implicaria em alterações no plano de carreira desses servidores, o que poderia infringir o princípio da isonomia com relação aos demais servidores do município. A alteração ainda teria reflexos financeiros na folha de pagamento mensal, não sendo permitido ao município ultrapassar o índice de 54% com gastos em pessoal.  

ORIENTAÇÕES 

O prefeito em exercício Piti Werle, destacou que o caso exige extremo cuidado para ser efetivado. “É uma situação muito delicada, por isso precisamos agir com cautela. Achávamos que seria necessário apenas recepcionar a lei, já que os recursos para o pagamento existem, e a questão estaria resolvida. Porém, para adequar o piso talvez seja necessário alterar o regime jurídico do funcionalismo municipal. Mas ao efetivarmos essa alteração, como fica o impacto financeiro e o índice de comprometimento dos recursos? Antes de qualquer ação, precisamos de um posicionamento quanto a essas questões. No momento que tivermos segurança jurídica para realizar essa mudança, ela será efetivada”.

Na próxima semana, a assessoria jurídica da SEMSA realizará uma consulta com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a fim de obter orientações de como viabilizar legalmente o pagamento do piso das categorias.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...