Notícias

30/05/2022 11:08


Monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB será inaugurado no dia 3 de junho

Integrando os eventos que celebram o aniversário de São Luiz Gonzaga, ocorrerá no dia 3 de junho, a inauguração do monumento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. A solenidade inicia às 10h30min., no Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro.

Além da participação de autoridades, familiares dos ex-combatentes e da comunidade, o evento contará com a presença do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-RS, o capitão Elmo Diniz, o qual completou 100 anos em fevereiro de 2022. Durante a Segunda Guerra Mundial, Diniz era sargento de artilharia e lutou na Batalha de Monte Castello, na Itália, contendo o avança das forças nazifascistas. Também confirmou presença na solenidade, o veterano da FEB e 2º tenente José Negri, que também completou 100 anos de idade em 2022.  

MONUMENTO - O monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB busca prestar uma justa homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, somando forças aos exércitos Aliados. A construção do monumento ocorreu graças a mobilização de voluntários – de diversas cidades – os quais doaram os recursos utilizados para a obra. A escultura é confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, responsável pelo monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, a estátua de Sepé Tiaraju, entre outras obras. O translado do monumento em homenagem à FEB do ateliê do escultor até a Praça Cícero Cavalheiro, ocorrerá no dia 30 de maio. A estátua pesa 2,5 toneladas e possui 2,90 metros de altura. 

Além da atuação dos voluntários, a mobilização conta com o apoio da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC), 4º RCB e Vinícius Ribeiro.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...