Notícias

23/05/2022 08:06


Emater/RS capacita técnicos da Coopatrigo em Proteção de Nascentes

Na sexta-feira (20/05), foi realizada a primeira etapa do processo de capacitação em Proteção de Nascentes, voltada para engenheiros e técnicos agrícolas da Coopatrigo. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar junto à cooperativa que tem sede em São Luiz Gonzaga, no Noroete gaúcho. O objetivo foi apresentar a atividade de proteção de nascentes, também chamadas de fontes protegidas, que a Emater/RS desenvolve ao longo de toda a sua história para as famílias rurais do RS. Trata-se de uma ação socioambiental que envolve a construção de um sistema de captação de água das nascentes para usos múltiplos nas propriedades rurais para as famílias que não têm acesso a sistemas públicos de abastecimento de água, assim como a sensibilização quanto às questões ambientais e legais que envolve a atividade.

A abertura do evento foi feita pelo diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, pela gerente técnica adjunta, Luana Machado, pelo presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, e foi mediada pela técnica da área ambiental da Coopatrigo, Aline Schonarth. A apresentação foi ministrada pelo Coordenador Estadual da Área de Saneamento Básico e Geoprocessamento da Emater/RS-Ascar, Gabriel Katz. Também participou a extensionista rural social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Santa Rosa, Lizete Primaz. A expectativa é que a próxima etapa da capacitação aconteça com as equipes do município de Santa Rosa.

Nesta capacitação, Katz apresentou o roteiro técnico e debateu possibilidades de intervenções nessas áreas de preservação permanente (APPs), dentro das normas legais vigentes, ações que envolvem o cuidado com a água a fim de contribuir para uma produção mais sustentável. E também a importância da água e a formação das nascentes e distribuição da água no subsolo, elementos da bacia hidrográfica e contaminação da água subterrânea, o novo Código Ambiental do RS, as principais ações para proteger a água, como o aumento da capacidade de infiltração no solo e proteção das áreas ciliares às nascentes e rios e a cobertura vegetal, além do controle da erosão hídrica e da contaminação ambiental. E por fim, a proteção de nascentes como alternativa para abastecimento de água para usos múltiplos no meio rural e outorga de uso da água.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...