A Coopatrigo firmou uma parceria com a multinacional Corteva e está desenvolvendo o Programa de Aplicação Responsável (PAR), o qual habilita os produtores e aplicadores de defensivos à Instrução Normativa 06/2019 do Ministério da Agricultura que a partir do dia 1° de julho passa a vigorar e os chamados herbicidas hormonais somente serão vendidos à agricultores que possuem esse treinamento registrado junto ao Ministério da Agricultura.
O PAR já foi realizado por todo o quadro de agrônomos da Coopatrigo e nesta semana ele foi estendido para duas turmas de produtores e aplicadores totalizando 60 vagas. Uma das turmas está seno desenvolvida nesta segunda e terça junto a Associação dos Funcionários da Coopatrigo e a segunda turma será desenvolvida em Santo Antônio das Missões na quarta e quinta-feira.
O Programa de Aplicação Responsável foi criado pela Universidade Estadual Paulista de Botucatu, São Paulo e tem como principal objetivo promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do Agronegócio. O curso tem carga horária de 16 horas, dividida em parte teórica e prática com o conteúdo descrito na Instrução Normativa e ao final os participantes recebem certificado com validade de 5 anos, o qual deverá ser registrado no Site do Ministério da Agricultura.
Ao abrir o treinamento da primeira turma na manhã desta segunda-feira, o Coordenador Técnico da Coopatrigo, Bento Buttenbender disse que a Cooperativa está fazendo um esforço para promover estas capacitações e todos os participantes devem aproveitar ao máximo, com a Coopatrigo demonstrando o seu diferencial, estando atenta a todas as situações que envolvam as atividades dos seus associados.