Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), em torno de 40 cavaleiras de São Luiz Gonzaga e região participaram da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira. A atividade ocorreu no sábado (7), com o objetivo de mostrar a união das mulheres e também visitar pontos turísticos e históricos do município.
A cavalgada partiu da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde a primeira-dama Maria Lurdes Brondani; a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings e a homenageada Jurema Martins (patroa do piquete Vaca-Chaça), recepcionaram as participantes. A comitiva também visitou a residência onde morou Jayme Caetano Braun; a Praça Cícero Cavalheiro; o Museu Arqueológico; o Instituto Histórico e Geográfico; a Praça da Matriz; a Igreja Matriz; o monumento em homenagem a Sepé Tiaraju (prefeitura); a Casa de Pedra; o Jornal A Notícia e o Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, encerrando a cavalgada.
No local, foram realizadas homenagens à Jurema Martins, a qual recebeu do prefeito Sidney Brondani e da primeira-dama Maria Lurdes Brondani um certificado pela participação na cavalgada e pelo apoio aos eventos culturais e tradicionalistas no município. “Foi uma excelente escolha ter a senhora Jurema Martins como a madrinha e homenageada da cavalgada. Ela é uma referência, comprometida com a valorização das mulheres e da cultura em nosso município”, afirmou o chefe do Executivo. Brondani também ressaltou o sucesso da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira e anunciou que a atividade irá integrar o calendário oficial de eventos do município.
A patroa do Piquete Vaca-Chaça, Jurema Martins, agradeceu as homenagens e a participação de todos na atividade. “Nunca imaginei ser convidada para ser madrinha de um evento como esse e estou cheia de alegria pela quantidade de mulheres que participaram. Mulheres que nunca haviam andado a cavalo ou que não montavam há anos se encheram de coragem para participar. Meu muito obrigada a todas! Também agradeço ao meu esposo e todos que colaboraram para que a cavalgada fosse promovida”.
Na ocasião, o músico Xiru Missioneiro anunciou que irá gravar uma música em homenagem a Cavalgada da Mulher Missioneira. Após as homenagens, foi servido um arroz carreteiro – prato típico do município – para os presentes na Praça do Pajador. A Secretaria de Turismo e Cultura também entregou mudas de flores a todas as cavaleiras.
AGRADECIMENTOS
A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a todas as cavaleiras de São Luiz Gonzaga, Itaqui, São Borja, Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro e Caibaté que participaram da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira. Agradecimentos as empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento: Supermercado Ponto Certo, Viveiro Coqueiros, Kipão Padaria e Coopatrigo.
Agradecimentos também a todas as entidades tradicionalistas do município que apoiaram a atividade, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Cultura, aos cozinheiros do Piquete Pago Xucro e Piquete Querência do Bugio (que preparam o arroz carreteiro servido no sábado), ao fotógrafo Leandro Moreira, imprensa local e RBS TV. A secretária agradece o apoio de Irene Gomes (idealizadora da cavalgada) e da equipe da pasta.
Fotos da atividade estão disponíveis na página do Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.
Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga