A 33ª edição do Festival Infanto-Juvenil da Canção (Fijuca) agitou o Manancial Cultural da Expo São Luiz 2019, na última quinta-feira (3). Com grande presença das escolas – que organizaram belas torcidas para apoiar seus representantes – o Fijuca contou com a participação de 25 intérpretes.
Pela primeira vez, o concurso foi promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura. A solenidade de abertura do festival, no Palco Cultural, contou com a participação do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; do vice-prefeito Mário Trindade; do presidente da ACI – representando a comissão da Expo São Luiz 2019 – Marcos Batista da Rosa; da secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings; da secretária de Educação e Esporte, Rosangela Vidoto; da coordenadora da 32ª CRE, Mônica Pagliusi Justo; da rainha do município juvenil, Bibiana Souza; da rainha da 6ª Festa do Arroz Carreteiro, Hêrica Stefanelo e das soberanas da Expo São Luiz 2019, Fernanda Nicola, Mariana Mumbach e Mylena Aquino.
A difícil tarefa de escolher os vencedores do festival ficou com o músico e compositor Nenito Sarturi, com a presidente da Casa do Poeta e escritora, Vânia Coimbra e com o músico e poeta João Maciel. No final da competição, sagraram-se vencedores:
Categoria Mirim:
1º Lugar: Jayne dos Santos Martins (Instituto Rui Barbosa)
2º Lugar: Gabriela Dall Aqua Damião e Rafaela das Chagas Oliveira (URI São Luiz Gonzaga)
3º Lugar: Ariane Ribeiro Alves (Escola Estadual João Aloísio Braun)
Categoria Infantil
1º Lugar: Natalia Klein Ditz (URI São Luiz Gonzaga)
2º Lugar: Maria Eduarda Silveira de Freitas (Escola Estadual Professora Amália Germano de Paula)
3º Lugar: Vitória Oliveira da Silva (Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch)
Categoria Juvenil
1º Lugar: Deyvid Andrey dos Santos (Escola Municipal Francisca Lencina)
2º Lugar: Jeovane Oliveira dos Santos (Escola Municipal Pe. Augusto Preussler)
3º Lugar: Luiza Vitória de Matos (Instituto Osmar Poppe)
Categoria Adulta
1º Lugar: Raissa dos Santos Martins Nascimento (Instituto Rui Barbosa)
2º Lugar: Robson dos Santos (Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch)
3º Lugar: Carlos Marian Flores da Silva e Liliane Flores da Silva (EMEF Pe. Augusto Preussler)
Troféu Destaque: Raissa dos Santos Martins Nascimento (Instituto Rui Barbosa)
Troféu Revelação: Ana Clara Dorneles Furtado (EMEI Florinda Caetano Braga)
A Secretaria de Turismo e Cultura agradece a participação de todos os intérpretes e do público que prestigiou o festival. Agradecimentos aos jurados Nenito Sarturi, Vânia Coimbra e João Maciel por aceitarem o convite de participar do festival. A pasta também agradece o apoio da Enel para a promoção do Fijuca; da Ervateira Rei Verde e de Jorge Guedes e Família (os quais ofertaram presentes aos jurados); a Loja Três Passos Monjuá (a qual presenteou todos os participantes do festival com vales-presentes) e a Kipão Padaria (pelo lanche ofertado aos intérpretes).
A secretária Rose Grings agradece o apoio da professora Vera Padilha; da apresentadora do festival, Luiza Caterine dos Santos Panegalli; dos músicos e da equipe da Secretaria de Turismo e Cultura. Agradecimentos também à comissão organizadora da Expo São Luiz pelo convite para integrar a programação da feira.