Na manhã do dia 8 a patroa do Piquete dos Farrapos, Vera Lucia, foi entrevistada sobre o 169° Encontro Regional Tradicionalista que foi sediado pela primeira vez pelo Piquete, que contou com a presença de uma média de 20 entidades tradicionalistas como CTG’s, CFTG’s, Centros Nativistas, Piquetes entre outros que compõem a 3° Região Tradicionalista (3º RT).
A patroa falou que foi um encontro muito bom para o Piquete e para a cidade, pois, houve uma troca de conhecimentos com as outras entidades. Citou que para a entidade sediar algum encontro ou outro evento, tem que entrar com uma proposição e esta será votada pelos patrões das entidades.
Relatou como acontece os encontros e os protocolos, como, por exemplo, a cavalgada da Chama de Integração Missioneira que passa de entidade em entidade que sedia o Encontro Regional Tradicionalista. No evento também é realizado acerto de contas, entre outros assuntos envolvendo as entidades.
Realizou-se também uma palestra cultural que foi organizada pelos Peões, Guris e Piás da 3°RT sobre Agosto Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem e a palestrante foi a enfermeira Jacinara Balbé que falou sobre a importância dos homens realizarem seus exames pelo menos mensalmente para que não sejam pegos de surpresa.
Sobre a importância de o Piquete dos Farrapos sediar esse evento regional é que o Nego Betão ainda em vida, queria muito recepcionar os tradicionalistas da região, mas infelizmente não conseguiram, porém, agora esse sonho foi realizado.
Autor: Kauã Polanczyk Barcelos
Fonte: Rádio Fronteira Missões