Detalhes do Site

Carnaval Origem da Festa Pagã



              Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne ou fim da carne” (carnis levale, em latim), pois representava na Idade Média uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum. Por antecipar o jejum e meditação para uma temporada religiosa é considerado um período pagão, uma festa pagã e também com esta base inconsciente ela é incentivada e propagada como uma festa dos pecados luxuria que antecede o período de sacrifício e reclusão.
              O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.
    No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente em França e Itália.
              Por fim, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou como o formato conhecido contemporaneamente, sendo uma grande estratégia de turismo e eventos, shows e bailes.
              Se pararmos para observar a origem é totalmente diferente do que o carnaval é hoje ou a intenção do “Fim da Carne” a maioria da cultura ou festas são recentes e ainda estão em formação.

  • Sobre

  •    O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.
    No Rio de Janeiro, aliás, o Carnaval é marcado como um feriado municipal, além de ser conhecido como o maior carnaval do mundo, registrado pelo Guiness Book of Records.
    Paris é considerada a cidade responsável por ter exportado o Carnaval para o mundo.
    Carnaval Brasileiro
              No Brasil, o Carnaval é um feriado que dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
              No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos ou inusitados, e comemoram a data indo a bailes e desfiles específicos da época.
              O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.
    Alegria é um bloco de Carnaval que brincamos o ano todo e fantasiamos em Fevereiro.

Informações

Carnaval Origem da Festa Pagã
Santo Ângelo, RS
Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato