Evento será promovido de 6 a 10 de setembro no Centro Histórico, tendo como atrações paralelas a segunda edição do Liquida Santo Ângelo e o Festival de Bandas Marciais
Na manhã desta sexta-feira, 21, foi realizado o lançamento da 16ª edição do Festival Cidade das Tortas, que será realizado de 6 a 10 de setembro no Centro Histórico. O evento integra as comemorações do Sesquicentenário de Santo Ângelo.
A atração será aberta no fim da tarde do dia 6 e se desenvolverá até o domingo, 10, com estrutura de 1,4 mil metros quadrados montada no Centro Histórico. A expectativa dos organizadores é receber 60 mil visitantes e comercializar mais de 60 mil fatias de torta. Serão 20 empresas participantes. A estrutura e as atrações paralelas do Festival foram apresentadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Batista Santos da Silva, e a produtora cultural Odila Motta, da MK Produções Culturais.
O Festival de Bandas Marciais, promovido em conjunto com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação, deverá ocorrer na tarde do domingo. De quarta a domingo, no Salão Paroquial da Catedral, será promovida a segunda edição do Liquida Santo Ângelo, reunindo cerca de 50 empresas com ofertas especiais de produtos diversificados. O coletivo Casa Kombinna montará a sua feira de artesanato no local. Também serão apresentadas atrações artísticas em parceria com o SESC e a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. E um atrativo especial será a torta de 150 metros que será servida aos visitantes.
HOMENAGENS
No ato, os representantes das entidades promotoras apresentaram ao prefeito Jacques Barbosa e a primeira-dama Juliana Barbosa convite para que eles sejam os presidentes de honra do evento. Jacques agradeceu o convite e disse que ele e a primeira-dama se sentem honrados com a lembrança.
O chefe do Executivo ressaltou que o Cidade das Tortas é um evento consagrado pela população, que tem o poder de atrair muitos visitantes, que não movimentam a economia apenas consumindo das empresas participantes, mas de uma forma geral.
O deputado estadual Eduardo Loureiro e a empresa Robriane Raguzzoni Loureiro foram convidados para serem os patronos do Festival. Eduardo, que era prefeito quando da primeira edição, agradeceu o convite e lembrou da trajetória do evento. Citou o projeto que protocolou na Assembleia Legislativa e que está tramitando declarando Santo Ângelo como a Capital Gaúcha das Tortas. “Acreditamos que esse projeto seja aprovado em agosto e que o governador sancione durante o evento”.
João Batista afirmou que os convites são reconhecimento pelo trabalho realizado e pelo apoio que prefeito e deputado sempre prestaram ao Cidade das Tortas.
PRESENÇAS
Participaram do ato, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; coordenadora regional de Educação, Rosa de Souza; vereadores Rodrigo Flores e Márcio Antunes; secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros; procurador do Município, Leandro De Conti e representantes das entidades envolvidas.
PROMOÇÃO
O Festival Cidade das Tortas é uma promoção do Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio do Sindilojas Missões-Sistema Fecomércio, SENAI, SEBRAE, SESC, SENAC, EMATER, 14ª Coordenadoria Regional de Educação e Instituto de Ações Integradas.
Texto: Hogue Dorneles Fotos: Fernando Gomes