Promoção do Gabinete da Primeira Dama, Coordenadoria Municipal da Mulher e comando do 11º Batalhão de Bombeiros Militar reuniu mulheres que atuam na Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o 1º Encontro Mulheres Pela Vida foi realizado na manhã desta terça-feira, 7, na sede do 11ª Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). As profissionais da segurança pública foram homenageadas, acompanharam palestras e participaram de atividades de cuidados pessoais.
Na abertura do evento, o prefeito Jacques Barbosa valorizou a presença das mulheres na segurança pública. “É fundamental para garantir uma atuação mais sensível e humanizada, contribuindo para a eficácia no combate à criminalidade”.
Jacques lembrou do trabalho articulado do Governo Municipal com a rede de proteção e um dos projetos que está sendo desenvolvido é o da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, com abrangência regional. Citou a sanção, em junho de 2020, da lei municipal que instituiu o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e a atuação da Coordenadoria Municipal da Mulher, que mantém atividades permanentes de enfrentamento à violência, oferecendo amparo, assessoria jurídica, cursos de formação e conscientizando para a denúncia de toda e qualquer forma de violência contra a mulher.
A primeira-dama Juliana Barbosa, gestora da Central do Bem, disse ser gratificante ter a oportunidade de reunir e dialogar com mulheres tão fortes. “É um olhar especial, com cuidados e atenção dedicados todos os dias para uma visão de segurança pública que almejamos, acima de gêneros e pautada pela busca do bem estar coletivo”.
O tenente-coronel Rafael Venturella, comandante do 11º BBM, ressaltou que as homenageadas atuam num setor essencial para a sociedade. Venturella ainda valorizou a parceria do BBM com a Central do Bem. “Uma parceria que nos orgulha muito, pois incentiva esse espírito de solidariedade e nos aproxima com a comunidade”.
PRESENÇAS
Também participaram do ato, o tenente-coronel Edilson Góes, comandante do CRPO Missões; as delegadas da Polícia Civil, Elaine Maria da Silva, Luciana Cunha da Silva e Maria Rosane Fontella; tenente Márcia Ruschel, comandante da Patrulha Maria da Penha da BM; vereadora Jaqueline Possebom, coordenadora municipal da Mulher; rainha Sandy Couto e princesas Milena Jardim e Gabriela Severo, da Corte do Sesquicentenário de Santo Ângelo; Tassiana Ribeiro, coordenadora da Central do Bem; Valdonei da Luz, coordenador do Movimento Comunitário e Marilis Tonetto, coordenadora municipal dos Clubes de Mães.