Encontro foi realizado na Sede do Sindicato Rural
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, importante reunião com entidades, a iniciativa que envolve a prefeitura de Santo Ângelo através do prefeito Jacques Barbosa, Sindicato Rural e URI, onde foram traçadas diretrizes no que diz respeito às melhorias nas estradas do interior, sobre projetos para melhorar a trafegabilidade.
Foi acertado ações onde equipes da URI irão realizar os trabalhos. Foram feitos estudos preliminares pelas entidades onde apontam neste primeiro momento 15 trechos críticos no município, incluindo a construção de uma ponte. Na próxima etapa, equipes de professores, engenheiros, alunos e estagiários da URI farão levantamento topográfico, imagens aéreas, análise de solo, medições e orçamento de cada trecho.
Segundo Jaques Barbosa, “ é louvável esta união das nossas entidades em trabalharmos juntos pela comunidade. Temos tido muito sucesso em vários projetos, agora nesta questão das estradas rurais, vamos dividir os 15 trechos apontados em projetos detalhados, onde iremos buscar apoio dos nossos Vereadores, deputados Estaduais, Federais e junto aos Ministérios do Governo Federal, independentemente de partidos políticos ", frisou o chefe do executivo.
O Fundestradas será fomentado com recursos da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR); de auxílios e subvenções específicas concedidos pelas demais esferas de governo (Estado e União); de entidades, organismos não governamentais, doações de pessoas físicas e jurídicas e de emendas parlamentares; para a recuperação e manutenção das estradas rurais.
O FUNDO
Conforme a lei, o Fundestradas é administrado por um conselho diretor formado por sete membros, sendo quatro representantes do Executivo indicados pelo prefeito, mais três representantes das entidades (Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater).
A missão do conselho é fixar critérios técnicos para a utilização dos recursos, por meio de um Plano de Aplicação de Receitas, elaborar um plano de ação e acompanhar as ações do fundo.
Os recursos serão utilizados para aquisição de materiais, equipamentos e máquinas, serviços e insumos para a manutenção e recuperação das estradas do meio rural.
Estiveram presente na reunião no Sindicato Rural, o prefeito Jacques Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Rural-Álvaro Uggeri Rodrigues, Secretário de Gestão e Finanças-Luís Alberto Voese, representando a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano-Antônio Cardoso, presidente do Sindicato Rural- Laurindo Roberto Nikitz, a Diretora Geral da URI-Berenice Rossner Wbatube, Gilberto Pacheco-Diretor Administrativo, Bóris Casanova Socolovicz-Engenheiro e professor da URI, Josemar Dalsochio-Presidente do Fundestrada, Airton Peruzzi-chefe de gabinete da prefeitura e Osvaldino José Lucca- Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Texto e fotos: Fernando Gomes