Trabalho realizado no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças e idosos, com assistência e programas de inclusão, foram destacados
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC) de Santo Ângelo apresentou nesta sexta-feira (25) os principais dados de serviços e ações sociais realizadas até o momento durante o ano de 2022.
A apresentação ocorreu no auditório do Centro Municipal de Cultura, reunindo representantes de entidades e instituições que promovem trabalhos de atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em sua pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa lembrou do período de grande dificuldade vivido pela sociedade durante as fases mais críticas da pandemia do Coronavírus, onde o contingente de pessoas atendidas aumentou de forma expressiva. “Não sei como seria para a população suportar esse momento sem essa estrutura de auxílio. Por ser tão fundamental, é importante que seja feito esse diálogo, visando sempre o aprimoramento”.
O secretário Adolar Queiroz destacou a importância de apresentar as principais ações da pasta. “Fizemos uma prestação de contas, mostrando à sociedade um balanço do que foi realizado, comprovando que Santo Ângelo é referência no atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, com deficiência e idosos”.
Os Centros de Referência em Atendimento Social (Cras), dos Bairros Pippi e Sepé, tiveram detalhadas suas ações, com foco na prevenção de riscos sociais e pessoais, que ocorre por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios.
Também foram destacados os programas alimentares, com a entrega de cestas básicas e fornecimento para pessoas cadastradas e entidades assistenciais. Outro ponto apresentado foram os números referentes ao Cadastro Único (CadÚnico), com significativa taxa de atualização cadastral.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes