Notícias

18/11/2022 10:54


Santo Ângelo pressiona Estado para aquisição de equipamento

Lideranças políticas e empresariais têm reuniões com o vice-governador eleito e com o atual governador para exigir celeridade na compra e na instalação do PAPI

O sucesso da nova rota aérea entre as Missões e São Paulo com a alta taxa de ocupação dos voos entre Guarulhos e Santo Ângelo é contraponto para a inoperância do Governo do Estado no atendimento às exigências dos órgãos oficiais da aviação nacional e tem colocado em xeque a manutenção do voo comercial. 

A morosidade do Estado na aquisição e instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, sistema de ajuda visual à navegação aérea, no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, tem causado sérios problemas para a GOL Linhas Aéreas, operadora dos voos Santo Ângelo/Guarulhos. Em uma semana, por duas vezes, o Boeing 737-800 não pode pousar na pista do aeroporto em razão da falta do equipamento, causando transtornos para passageiros e empresa. 

Desde o início das conversas para a implantação da linha ligando Santo Ângelo a São Paulo, a necessidade do equipamento vem sendo tratada pelas lideranças locais, mesmo que a direção da GOL tenha deixado claro que essa não era uma condição fundamental para o início da operação.  

Preocupado com a situação que pode inviabilizar pousos e decolagens de aeronaves de grande porte no aeródromo, o prefeito Jacques Barbosa convocou reunião no final da tarde desta quinta-feira, 17, com a participação do deputado Eduardo Loureiro, lideranças empresariais, representantes de entidades de classe e assessoria jurídica do município a fim de pressionar o Governo do Estado a adquirir e providenciar com urgência a instalação do PAPI. “Estamos dispostos a fazer a nossa parte para manter os voos, de extrema importância para o desenvolvimento regional e a, mais uma vez, cumprir as obrigações do Estado. Se o Estado não fizer a sua parte, nós faremos”, deixou claro o chefe do Executivo santo-angelense.

Na reunião foram levantadas várias possibilidades, inclusive a locação do equipamento. 

EDITAL

De acordo com o deputado Loureiro, o Governo do Estado informou que deve publicar o edital de licitação para os próximos dias com fechamento do certame em janeiro. “A nossa preocupação está relacionada ao prazo de entrega do equipamento pela empresa vencedora e de instalação pelo Estado”. Loureiro destacou que a burocracia e a lentidão do Estado nesta modalidade de processo podem exigir uma ação mais forte da gestão municipal para mitigar o risco de suspensão dos voos regulares. 

REUNIÕES

Nesta sexta-feira, 18, pela manhã, lideranças empresariais e políticas de Santo Ângelo estiveram reunidas com o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), incluindo na pauta a situação do aeroporto regional.

Na próxima terça-feira, 22, o prefeito Jacques, o deputado Loureiro e as lideranças estarão reunidas com o governador Ranolfo Vieira Júnior, cobrando uma ação mais incisiva do Estado para a instalação do equipamento no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e pela manutenção dos voos regulares da GOL entre Santo Ângelo e Guarulhos (SP). 

PRESENÇAS

Também participaram da reunião no Gabinete do Executivo Municipal, o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; o presidente da Acisa, Mauro Tschiedel; Douglas Ciechowiez, vice-presidente regional da Federasul; o empresário Carlos Alberto Pippi; o presidente do Aeroclube Paulo Dalla Porta; Jéferson Toniaso, diretor do Departamento de Compras e Patrimônio do Município; os advogados da Prefeitura, Nicole Duprat, Rogério Callegaro e Emílio Danelli Neto; e o ex-presidente da Acisa, Felipe Fontana. 

Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...