Notícias

21/10/2022 09:48


Ponte Internacional: ordem de Serviço será assinada terça-feira

Região aguarda a confirmação da presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, na cerimônia em Porto Xavier

Uma reivindicação missioneira de mais de 45 anos está prestes a ser concretizada: a construção da Ponte Internacional ligando o município brasileiro de Porto Xavier e San Javier, na Argentina. A ordem de serviço, segundo o prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, será assinada nesta terça-feira, 25, em Porto Xavier, e a região aguarda a confirmação da presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. 

Na terça-feira, 18, por ocasião da inauguração dos voos entre Santo Ângelo e Guarulhos (SP), foi assinado o contrato entre o Ministério da Infraestrutura do Governo Federal e a empresa COESA, vencedora da licitação para elaboração do projeto técnico e da execução da obra. 

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e o diretor Comercial da COESA, Gabriel Vitói Roque, assinaram o documento, com o testemunho do governador Ranolfo Vieira Júnior; senador Luiz Carlos Heinze; do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes; do deputado estadual Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa; do presidente da AMM, Jacques Barbosa; do prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin; e de Vandovino Ênio Lemes, do Comissionado de Fronteiras do Ministério Geral do Governo da Província de Misiones, na Argentina; além de secretários de Estado; deputados federais, prefeitos, vereadores, empresários, entidades de classe, instituições de ensino e lideranças regionais.

PROJETO E PRAZO

A ponte internacional ligando Brasil e Argentina terá 900 metros de extensão, 16 metros de largura e 18 metros de altura, orçada em R$ 221 milhões de reais. A previsão de conclusão é de 30 meses.

O presidente da AMM, Jacques Barbosa, informou que, após a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá prazo de seis meses para a elaboração do projeto técnico da obra, liberação dos licenciamentos ambientais e desapropriação das áreas atingidas pela construção da ponte. Segundo o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, 36 famílias serão atingidas e precisarão ser realocadas.  

Jacques está otimista com a execução da obra. “Em 2016 havia recurso e não havia projeto. Agora a modalidade da licitação foi diferente, incluindo na contratação do projeto executivo da obra e a construção da ponte. O contrato está assinado e os prazos começam a correr a partir da assinatura da ordem de serviço”, declarou o presidente da AMM.

INDUTORA DO DESENVOLVIMENTO

“A ponte será uma grande indutora para o desenvolvimento binacional, em especial para a região das Missões, no lado brasileiro e de Misiones, na Argentina. Importante ressaltar a obra da ponte internacional como fator de integração do MERCOSUL que servirá para alavancar a exploração do potencial turístico das Missões, gerando emprego e renda, e uma facilitadora logística para o escoamento da produção de grãos da região”, assinalou. 

Para o prefeito de Santo Ângelo e presidente da associação de municípios, a ponte encurtará distâncias e representa economia no transporte fluvial de grãos. Jacques diz que a região está localizada a cerca de 600 quilômetros do Porto de Rio Grande. Com a ponte, o transporte poderá ser viabilizado via Porto de Santa Ana, na Província de Misiones, a 200 quilômetros de Santo Ângelo, e transportado pelo Rio Paraná até o Oceano Atlântico. “Santa Ana é o rumo natural para a exportação das Missões e do Noroeste aos mercados da Europa e Ásia. A ponte internacional passa a ser estratégica para que exportações e importações tenham custos menores com logística de transporte e uma porta de entrada para alavancar o turismo”, afirmou Jacques.

REUNIÃO BINACIONAL

Segundo o presidente da AMM, uma reunião deve ser agendada em breve com autoridades argentinas para a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento das regiões das Missões e Misiones, tendo a ponte internacional e o Porto de Santa Ana como centros dos debates. 

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...