Foram divulgados na segunda-feira, 17 de outubro, os vencedores da 25ª edição do Prêmio Educação RS nas categorias projeto, instituição e profissional.
O “Meninas Digitais Tchê Missões: Tecendo espaços e experiências para despertar novos talentos” da URI Santo Ângelo, foi o grande vencedor na categoria projetos.
A escolha foi feita pelo voto on-line dos professores associados ao Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) somado aos votos da Comissão Julgadora e da direção do Sinpro/RS.
Neste ano, a premiação deu destaque às realizações que têm formado estudantes para o desafio de construir uma sociedade onde exista espaço e respeito à diversidade, bem como para que atuem de forma protagonista no enfrentamento dos problemas sociais.
“O Prêmio Educação RS tem a honra de homenagear ações realizadas por profissionais e instituições que fazem a diferença em todo o estado, promovendo uma educação transformadora e de qualidade”, pontua Margot Andras, diretora do Sinpro/RS.
O projeto, coordenado pela professora M.Sc. em Ciência da Computação, Cristina Paludo Santos, com a colaboração do professor Dr. Denilson Rodrigues da Silva, busca a superação de desigualdades de gênero em uma sociedade com fortes bases patriarcais, como a brasileira, e tem como um de seus elementos centrais o empoderamento feminino, entendido como um processo multidimensional de transformação do papel social da mulher.
Nessa linha está alicerçado o projeto “Meninas Digitais Tchê Missões: Tecendo espaços e experiências para despertar novos talentos” que age como um catalisador na Região das Missões, criando um ambiente de apoio e fortalecimento feminino por meio de iniciativas educacionais com foco no enfrentamento dos estereótipos de gênero nas áreas das ciências exatas e tecnológicas.
Os vencedores deste ano serão homenageados pelo Sinpro/RS na próxima sexta-feira dia 21 de outubro, às 20h, em solenidade específica na capital do Estado.