Em reunião sobre segurança pública na Câmara de Vereadores, Jacques Barbosa também falou sobre a importância do uso da tecnologia para prevenir e combater delitos
A reunião sobre a segurança pública foi promovida pela Câmara de Vereadores e pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, por meio do vereador Maurício Loureiro e do deputado estadual Eduardo Loureiro, que não pode comparecer devido a problemas de saúde.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa salientou que “a segurança pública é um dever de Estado, mas um compromisso de todos. Se afeta o cidadão, também nos afeta”. Salientou o apoio do Governo Municipal à instalação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Santo Ângelo. “Em 2020, recebemos a informação do Governo do Estado que a Draco, que já estava criada, seria instalada após o processo eleitoral daquele ano. O Governo Municipal assumiu o compromisso em reformar o imóvel, pagar o aluguel, energia elétrica, água e internet e ainda ceder um servidor, mas até aqui não foi feita a instalação”. Jacques afirmou ainda que na próxima terça-feira, 18, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, estará em Santo Ângelo para o voo inaugural da Gol para São Paulo e ele aproveitará para reforçar a reivindicação da instalação da Draco.
O chefe do Executivo também abordou o uso da tecnologia em ações de segurança pública. Citou as 140 câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade. “Precisamos que todas estejam interligadas com o sistema da Brigada Militar e desenvolver um projeto conjunto com os órgãos de segurança e a universidade para efetivar um cercamento eletrônico, com condições de identificação facial e de placas veiculares que permitam avanços nas investigações”.
O delegado regional de Polícia, Fernando Sodré, e o comandante do 7º RPMon, major Enízio Vasconcelos, falaram sobre os efetivos da Polícia Civil e da Brigada Militar, destacando que no comparativo com outras regiões a situação é considerada boa. Salientaram que o problema é complexo, envolvendo todo o Estado e estando baseado em dificuldades financeiras.
A reunião foi coordenada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro, contando com as presenças de delegados da Polícia Civil, representantes do Corpo de Bombeiros; João Vicente Rigo, presidente da CDL; Luiz Carlos Prado, representante do Sindilojas Missões; vereadores e comerciantes.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes