Palestras abordaram a assistência social e o acesso a serviços fundamentais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Na manhã desta quinta-feira, 6, foi realizado no Auditório da URI Santo Ângelo, o terceiro ciclo de palestras promovido pelo Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santo Ângelo (CRR TEAcolhe). O tema foi a assistência social, completando o ciclo que já contou com palestras sobre diagnóstico, sintomas e encaminhamentos e educação.
Na oportunidade foram realizadas três palestras. Leandro Steiger, coordenador do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual da Apae de Três de Maio, abordou os direitos das pessoas com TEA. Fabiane Freoder, assistente social, falou sobre a carteira de identificação do TEA. A psicóloga Mariliane Monteiro, coordenadora do CRR TEAcolhe, palestrou sobre as intervenções práticas no TEA e o Plano Educação Individualizado/Plano Terapêutico Singular.
Na abertura da programação, o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, ressaltou a importância da atuação do CRR TEAcolhe e a promoção do debate, conscientizando e sensibilizando a sociedade sobre o tema. O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz, também fez referência à capacitação da rede de atendimento e o fortalecimento do sistema.
O deputado estadual Eduardo Loureiro é autor da lei que implantou a Rede do Programa TEAcolhe no Rio Grande do Sul e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa. Em seu pronunciamento, reforçou o comprometimento com a causa do TEA. “Temos que discutir as condições de atendimento para o desenvolvimento de programas como esse, que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias. Essa bandeira é uma responsabilidade da sociedade”.
CENTRO REGIONAL
O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santo Ângelo funciona junto ao Centro Missioneiro de Equoterapia no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A Rede do Programa TEAcolhe é formada por 30 centros de referência e sete centros macrorregionais.
O CRR TEAcolhe de Santo Ângelo atende pacientes de 24 municípios da região, com suporte para casos graves, refratários e moderados do Transtorno do Espectro Autista.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes