Colégio Tiradentes de Santo Ângelo fica entre as 20 melhores escolas do país na avaliação do Ideb
O Colégio Tiradentes da Brigada Militar conquistou a nota 6,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2021. O desempenho deixou o Educandário na décima terceira colocação dentre todas as escolas públicas do Brasil e a 15ª colocação entre as escolas públicas e privadas do Brasil.
Os dados foram publicados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC). O índice é o principal indicador de qualidade educacional no Brasil, representado em uma escala de 0 a 10. Ele combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), trazendo informações sobre rendimento escolar (aprovação).
O Ideb é medido a cada dois anos, sendo a meta das escolas alcançar o índice 6, o mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. A nota 6,0 foi a nota obtida pelos países que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo, desta forma, a meta do governo federal é de que a nota média da Educação no Brasil seja igual ou superior a 6 até o ano de 2022. No total, o Ideb estabelece notas para 46 mil escolas públicas do país e, considerando os resultados, aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados.
“Nesta ultima avaliação, chama a atenção que dentre as 20 escolas com melhor nota, oito são escolas militares, sendo que destas, quatro Colégios Tiradentes da Brigada Militar: Ijuí, com nota 7,4; seguido pelo colégio de Passo Fundo, nota 7,2; Santa Maria, nota 7,0 e Santo Ângelo, nota 6,7”, detalha o comandante do Colégio Tiradentes de Santo Ângelo, major Régis Girardon Copetti. “Os colégios da Brigada Militar ocuparam respectivamente 3ª, 4ª, 5ª e 15ª posição dentre as escolas públicas e privadas do Brasil”, completa.
A Brigada Militar hoje conta com oito Colégios Tiradentes no Estado, a primeira escola foi criada em Porto Alegre na década de 1980, hoje além da Capital, a rede possui sedes em Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, São Gabriel, Passo fundo e Caxias do Sul. As inscrições para o processo seletivo e ingresso nos Colégios Tiradentes estão abertas. São 640 vagas para o 1º ano do Ensino Médio, elas podem ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2022, no site brigadamilitar.rs.gov.br/colegio-tiradentes-2023
Fonte: Rádio Santo Ângelo