Notícias

23/09/2022 09:29


Acadêmica da URI produz poesia gauchesca no piquete pedagógico

Dentro das celebrações alusivas ao Dia do Gaúcho e a Semana Farroupilha, durante o Piquete Pedagógico, promovido pelo curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo, houve a produção de poesias.

Apresentamos para comemorar o 20 de setembro, o poema da aluna do 2º semestre, Taís Braga, intitulado, ROMANCE DA MARIA COM O PEÃO.

 01 – La Estância do Capão

Na presença matutina/ Nascia naquele chão / Uma bela flor-menina/ Que era filha do patrão/ E embora pequenina/ Ela chamava atenção/ Num rostinho que fascina.

02 – O seu nome era Maria/ Feito mel que tem doçura/ Sorriso brando e sereno/ E exalava ternura/ Um ser de luz e magia/ Numa estampa que fascina/ Ela nos trouxe alegria/ Com a meiguice cristalina

03 – Do pago era a mais bela, /Humilde e muito sincera/ Assim era o jeito dela/ Feito a flor da primavera. / E por amar seu recanto/ No mais terno e nobre amor/ Ela trazia encantos/ No seu jeito acolhedor.

04 – E na flor da mocidade/ No trono dum alazão/ Cavalgou com propriedade/ No ermo do seu rincão, /Mas eis que numa rodada/ A moça sentiu a dor/ E logo foi abraçada/ Por um peão laçador.

05 – E quando estava acordada/ Aquela moça tão linda/ Sentiu-se assim cativada/ No tipo paixão infinda/ Numa força de atração/ Pelo olhar do laçador/ Que palpitou seu coração/ Brotando ali o amor.

06 – Quando em casa eles chegaram/ O seu pai, que era patrão, / Percebeu a cena rara/ E quis saber a razão/ Exigindo que a soltasse/ E bravo de antemão/ E sem que se demorasse/ Foi pedindo explicação.

07 – Por que estás com minha filha/ Que história é essa peão? / Meu pai não nos humilha/ Que eu lhe dou a versão:/ Se agora ele está comigo/ A mão dele me conforta/ Se não fosse este anjo amigo/ Talvez estivesse morta.

08 – Eu levei uma rodada/ Do lombo do alazão/ Bendita hora sagrada/ Que me acudiu este peão/ E o pai meio sem jeito/ Quis a conta acertar/ E perguntou satisfeito/ Como eu posso lhe pagar?

09 – O moço, com simpatia, / Cultivando a educação/ Disse: eu ajudei a Maria/ Era minha obrigação/ Mas eu vou lhe confessar/ Dela eu sinto uma atração/ E se o senhor concordar/ É dela o meu coração.

10 – Eu não tenho preconceito/ Não meço pelo dinheiro/ Eu como pai só aceito/ Se for amor verdadeiro/ A vontade da minha filha/ É dela a definição/ Se querem seguir a trilha/ Tem a minha aprovação.

11 – Só estas coisas eu peço/ Garimpando bons primores:/ Que tenham o endereço/ Da essência dos valores/ E que o SIM que será dito/ Pra uma comunhão sagrada/ Lhes dê um porvir bonito/E uma família formada!

URI

Vestibular URI

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...