Notícias

14/09/2022 15:14


Santo Ângelo - Depressão pós-parto foi tema de palestra na ESF Dido

Atividade integra a programação do Setembro Amarelo
Dentro das programações do Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo realizou na última sexta-feira (09), na ESF Dido, encontro com gestantes seguida de palestra sobre “Depressão Pós-Parto”. O tema foi abordado pela enfermeira Raquel Ramser Ceretta e pela técnica em enfermagem, Janaína N. De Morais.
De acordo com a enfermeira Raquel Ramser Ceretta, na maternidade a depressão pós-parto atinge 26% das gestantes no país, segundo a Fundação Oswaldo Cruz. “Quando a doença é diagnosticada, é fundamental que a mulher procure o mais rápido possível ajuda para direcionar o melhor tratamento.
De acordo com especialistas, a condição pode se manifestar logo após o nascimento do bebê ou em até 12 a 18 meses depois. Os principais sintomas e sinais são: tristeza; angústia; ansiedade; excesso de preocupação com o bebê; medo fora do normal de que algo aconteça com a criança; inquietação; desespero; incapacidade de cuidar da criança, de si mesma e de realizar atividades do dia a dia. A mulher que sofre de depressão pós-parto também pode ter falta de apetite, insônia, dificuldade de conexão afetiva com a criança, o que provoca culpa, e pensamentos de morte e intrusivos, onde a mãe subitamente se imagina fazendo algo ao filho e isso a apavora pelo
medo de vir a colocar em prática”, explica.
PROGRAMAÇÃO
15 de setembro
Na quinta-feira (15), às 7h30min, na UBS Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho (Rua Borges de Medeiros, 289), será realizada a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira e pelo médico Sérgio Luiz Scherbaum. O mesmo evento será realizado no turno da tarde, às 14h, na Escola Mathilde Ribas Martins no CAIC/Cohab.
22 de setembro
Na quinta-feira (22), às 14h, na UBS Haller, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Às 14h30min, ocorre a Roda de Conversa "Pela valorização da Vida: depressão e ansiedade pós-pandemia", ministrada pela psicóloga Fátima Silveira.
23 de setembro
Na sexta-feira (23), às 13h30min, no CRAS do bairro Sepé, ocorre a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.
29 de setembro
Na quinta-feira (29), às 13h30min, na UBS Subuski, ocorre a dramatização sobre o tema "Suicídio: Rompendo o Silêncio", por meio da coordenadora da CMM, enfermeira Jaqueline Possebon, e agentes comunitárias de Saúde. Além de atividade física de relaxamento promovida pelo fisioterapeuta Daniel Soares Mello da Clínica Sarturi, empresa parceira do Setembro Amarelo.
30 de setembro
Na sexta-feira (30), às 13h30min, no CTG da Linha Caimento, na Colônia Municipal, ocorre o encerramento do Setembro Amarelo, com a Roda de Conversa "Suicídio e Doenças Mentais: Algumas Considerações", por meio da psicóloga Cristiane Richter.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Divulgação.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...