A apicultura é uma das alternativas de renda que está sendo trabalhada na região. Em Santo Ângelo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) está desenvolvendo um projeto de organização do setor.
A programação da 10ª Feaagri Missões inclui um Encontro Regional sobre Apicultura, no Auditório IglenhoBurttet, na segunda-feira (5). O evento será realizado das 9 às 12 horas.
Após a abertura oficial, Aldo Machado, da Comissão de Apicultura da Farsul, coordenador da Rota do Mel do Pampa e presidente da Coopampa, estará palestrando sobre o cenário atual da apicultura no Brasil.
Na sequência, será apresentado o Projeto de Apicultura do MaxBem, com Samuel Marczewiski Gonçalves, gerente geral.
A apicultura no Noroeste gaúcho será apresentado pelo engenheiro agrônomo Leandro Rittel, gestor de Projetos do Sebrae/RS e o encerramento será com roda de debates com palestrantes, mediação com o médico veterinário Jorge João Lunardi, da Emater Regional de Santa Rosa.
PROJETO LOCAL
Em Santo Ângelo, o projeto de incentivo a apicultura propõe a instalação da Casa do Mel na localidade de Linha Alegre. Segundo o prefeito Jacques Barbosa, a diversificação das atividades rurais é uma proposta incentivada pelo Governo Municipal para aumentar a renda dos agricultores familiares e incentivar a sucessão no meio rural.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, ÀlvaroUggeri Rodrigues, destaca que já foram realizadas ações de capacitação dos interessados, em parceria com o Senar. Segundo DiomarFormenton, coordenador de Programas e Projetos da SDR, em Linha Alegre são 11 famílias com potencial de 485 colmeias para produção, em torno de 7,2 toneladas. Inclusive, uma associação de apicultores está sendo formada.