Santo Ângelo lançou no início da noite desta quarta-feira, 24, a sua 15ª edição do Festival Cidade das Tortas, evento que será realizado de 3 a 7 de setembro juntamente com a 10ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar (FEAAGRI Missões), no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com 24 empresas participantes. Seis confeitarias estarão expondo durante a FEAAGRI e outras 18 diretamente nos estabelecimentos até 30 de setembro, com um leque de opções de sabores.
A solenidade de lançamento foi realizada na Escola do Senac de Santo Ângelo e reuniu autoridades, imprensa e convidados oferecendo para a degustação dos presentes, vários sabores inéditos, criação exclusiva das empresas participantes para o festival e que estarão sendo comercializados para o público durante o festival e nos estabelecimentos, a partir de três de setembro.
O prefeito Jacques Barbosa falou da alegria pela retomada do festival em caráter presencial, considerando que as duas edições anteriores aconteceram no formato delivery em função da pandemia. Ele também destacou o evento como um fator de desenvolvimento. “Mesmo diante das restrições, inovamos e realizamos o festival em um novo formato, fomentando as vendas do segmento, mantendo empregos e posicionando Santo Ângelo em destaque no cenário gastronômico gaúcho. E o festival nasceu justamente como uma grande oportunidade de negócios, de geração de emprego e renda, pilares da nossa gestão”, afirmou.
Andréia Moreira, diretora do Senac Santo Ângelo, anunciou em sua manifestação, os eventos que antecedem e que serão realizados durante o Festival Cidade das Tortas.
O secretário João Baptista Santos da Silva, discorreu sobre os avanços do município nos índices de retorno do ICMS pelo segundo ano consecutivo de 5,28% (2021) e 12,3 (2022) e projetou uma elevação ainda maior para o ano que vem, em percentuais que devem superar os 16%.
O Festival Cidade das Tortas é uma promoção do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio do Senac e MK Produções Culturais, e patrocínio da Neugebauer.
ATRAÇÃO
Uma das grandes atrações do festival será uma torta de 15 andares que será confeccionada pela Escola de Gastronomia do Senac e cortada pelo Patrono desta 15ª edição, o presidente da Fecomércio/RS, o empresário Luiz Carlos Bohn, no dia 5, às 14 horas, na Casa da Etnia Polonesa, no parque de exposições e servida ao público visitante.
DEGUSTAÇÃO
Na noite de lançamento, foram apresentadas pelos participantes da 15ª edição para a degustação das autoridades e convidados, as tortas confeccionadas exclusivamente para o festival: Andy Cakes Sabores - Torta Gaudéria; Casa da trufa - Torta Kinder; Dafla - Torta de Maracujá e Beijinho; Divina Gula - Torta Divino Dois Amores; Frau Hintz - Torta Farroupilha; Kemper´s Haus - Torta Chocolate Gourmet; Luciana Callegaro - Torta Bom Dia Rio Grande; Márcia Brutti - Torta Soberana de Nozes; Padaria Molinar - Torta Junina; Padaria Nosso Pão; Padaria Paneoli - Torta Mineira; Padaria Pão Sul - Torta Valentina; Padaria Carolinas - Torta Empoderada; Padaria Nossa Senhora Aparecida - Torta Sepé Tiaraju; Padaria Paladar - Torta Miss Paladar; Ranchinho Doce Sabores - Torta Rancheira; Weinert matriz e filiais 1 e 2 - Tortas Weinert Kinder.
PRESENÇAS
Também participaram do lançamento, o vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira; o presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro de Souza; os secretários municipais Álvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania), Luís Alberto Voese (Gestão de Finanças) e Jânio Bones (de Governo e Relações Institucionais); a primeira-dama Juliana Barbosa; a vice-primeira-dama Luiza Teixeira; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente da 10ª FEAAGRI Missões, Daniel Casarin; Odila Motta, produtora cultural da MK Produções; e Luciano Maso, gerente do Sesc Santo Ângelo; confeiteiros, empresários e convidados.