Programa está sendo realizado nos bairros Garibaldi Carrera Machado e Subusky em parceria com a Clínica Sarturi, única credenciada pelo SUS no município
Com o objetivo de proporcionar atendimento das pessoas que estão sofrendo com os transtornos pós-Covid, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo, em parceria com a Clínica Sarturi, única clínica de fisioterapia no município credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), iniciou os atendimentos aos usuários que são atendidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Garibaldi Carrera Machado e Subusky.
O atendimento à comunidade teve o pontapé inicial na tarde da última terça-feira (16), na ESF Garibaldi Carrera Machado, sendo repetida na tarde desta quinta-feira (18), na ESF Subusky. O atendimento será realizado às terças-feiras, das 14h às 15h, na ESF Garibaldi Carrera Machado, e às quintas-feiras, das 14h às 15h, na ESF Subusky.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, enfermeira Andreia Bernardi, a Clínica Sarturi é a única no município credenciada pelo SUS e atendeu os requisitos do edital do Ministério da Saúde sobre o programa pós-Covid, o qual o município pode iniciar esta parceria de atendimento à população que sofreu transtornos após o contágio da doença. "É uma parceria que envolve a União, o Estado e o Município. As comunidades atendidas serão dos bairros Garibaldi Carrera Machado e Subusky", disse.
A fisioterapeuta e proprietária da Clínica Sarturi, Juliana Sarturi, explica que serão em torno de 200 atendimentos ao mês, onde os casos serão avaliados e o atendimento pode ser ampliado com o encaminhamento para o tratamento na clínica.
O prefeito Jacques Barbosa saudou o convênio, frisando que os reflexos da pandemia na saúde das pessoas representam uma preocupação e a ação desenvolvida atende a essa situação.
Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner